Avanço da vacinação reflete na diminuição de mortes e pacientes internados com a doença I Foto: PMU/Divulgação
Um levantamento feito pelo Diário, com base nos dados disponibilizados pelo Vacinômetro de Uberlândia, aponta que quase metade da população do Município está com o esquema vacinal completo contra a covid-19. De acordo com o painel, 346.151 pessoas, ou seja 48% dos habitantes, já receberam três doses contra o coronavírus. De acordo com a última estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, a cidade conta com 706.597 habitantes.
A aplicação da 3ª dose contra a doença na cidade começou em setembro do ano passado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o reforço é recomendado às pessoas que tiverem recebido a 2ª dose do imunizante há pelo menos quatro meses, tendo em vista o avanço da variante Ômicron no país.
Em Uberlândia, o grupo com maior adesão à 3ª dose é o de idosos, com mais de 93 mil aplicações até esta segunda (21). Ainda de acordo com o índice, 45 mil pessoas com comorbidades também receberam o reforço, além de 1,5 mil gestantes e 1,6 mil acamados. Em relação à população da faixa entre 5 e 17 anos, já são 92 vacinas de 3ª dose aplicadas.
O avanço da vacinação contra a covid-19 reflete nos números divulgados diariamente pelo Município de Uberlândia, por meio dos boletins epidemiológicos. Entre 17 e 20 de março, nenhuma morte foi registrada pela doença na cidade. O último informe, divulgado nesta segunda (21) apontou 43 pacientes internados, sendo 14 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 29 em leitos de enfermaria.
FLEXIBILIZAÇÃO Com a queda nos índices do coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia anunciou, no dia 11 de março, que a utilização de máscaras de proteção em ambientes abertos não é mais obrigatória.
A deliberação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) um dia após o Governo de Minas Gerais ter decidido pelo uso facultativo das máscaras em todo o estado. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a secretaria seguirá monitorando o controle da doença.
“A Secretaria tem um comitê de monitoramento e vamos acompanhar quatro indicadores, que são a incidência, o número de pacientes com covid internados, a proporção de pacientes com covid em CTIs dentro do estado e também a fila de pacientes aguardando leitos. Esses índices vão nortear as ações da Secretaria”, disse.
LIVRE DEMANDA Desde o início do mês, Uberlândia tem trabalhado com o esquema de livre demanda para a vacinação contra a covid-19. Sendo assim, toda a população que estiver apta para receber a 2ª ou a 3ª dose deverá procurar, de segunda a sexta, uma unidade de saúde da cidade para receber o imunizante.
Para que a população verifique se está no intervalo preconizado entre as doses, a Prefeitura elaborou um sistema de checagem online que indicará se o interessado está apto ou não a procurar uma das unidades. Pela ferramenta, basta que o cidadão digite os dados solicitados e o sistema prontamente fará a indicação de aptidão ou não.
A Prefeitura de Uberlândia reforça que, com a incorporação destes imunizantes à rotina das salas de vacina, as doses estarão sujeitas à disponibilidade no estoque destas unidades, uma vez que quem adquire os imunizantes é o Governo Federal e quem define quantidade e envia as doses aos municípios mineiros é o Governo de Minas.
VACINAÇÃO EM NÚMEROS: Total de doses recebidas: 1.666.596 Total de doses aplicadas: 1.577.568 Aplicação da 1ª dose: 623.388 Aplicação da 2ª dose: 586.864 Aplicação da 3ª dose: 346.151 Aplicação de dose única: 21.165