Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/03/2022 às 11h30min - Atualizada em 13/03/2022 às 11h30min

Programa social “Troco Solidário” ajuda ONGs de Uberlândia com repasses financeiros

Iniciativa tem objetivo de arrecadar recursos em estabelecimentos comerciais com doações de clientes

IGOR MARTINS
População pode ajudar com doações em empresas que aderem ao programa I Foto: MART MINAS/DIVULGAÇÃO
A pandemia da covid-19 afetou o número de doações destinadas a diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) em Uberlândia. Em razão disso, o programa social “Troco Solidário” tem ajudado as instituições a continuarem desempenhando seus papéis, levando assistência às pessoas atendidas pelos projetos.
 
O troco solidário é uma ação social em que empresas privadas destinam o troco dos clientes para as ONGs. Ele acontece da seguinte forma: Na hora de fechar a conta, o atendente do caixa pergunta ao consumidor se ele quer ou pode doar uma quantia remanescente para alguma instituição que realiza trabalhos sociais. Desta forma, o empresário reúne o valor arrecadado e destina a quantia às instituições beneficentes.
 
Três ONGs de Uberlândia já foram beneficiadas com a ação. Uma delas é o Grupo Luta Pela Vida que arrecada recursos para auxiliar na manutenção do Hospital do Câncer. Em 2021, uma rede de supermercados da cidade destinou à instituição pouco mais de R$ 121 mil, recurso que ajudou nas obras de ampliação do hospital.
 
“Esse valor de R$ 121 mil foi aplicado nas obras de ampliação do setor de quimioterapia. Conseguimos dar sequência em um desafio nosso. É uma obra grande, de quatro andares. Em 2022, estamos com um desafio bacana, onde todas as doações do troco solidário serão investidas no Centro de Cuidados Paliativos. Todas as doações são sempre direcionadas em prol do tratamento e do cuidado com o paciente. O hospital trabalha muito em ações de humanização”, disse o coordenador de marketing do Grupo Luta Pela Vida, Alexandre Oliveira.
 
Oliveira elogiou a ação social desempenhada por meio do Troco Solidário e convida a população a ajudar sempre que possível. “A sociedade toda pode ajudar com uma quantia pequena. Tivemos uma queda nas doações muito grande no início da pandemia, mas temos realizado ações e campanhas para conseguirmos suprir”, explicou.
 
BENEFÍCIO COLETIVO
Outra instituição atendida pela ação social foi a ONG Pontes de Amor. A ONG é uma organização filantrópica sem fins lucrativos, filiada à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), que atua em Uberlândia e no Triângulo Mineiro em sintonia com a Vara da Infância e da Juventude, órgãos e conselhos de Direito da Criança e do Adolescente.
 
O intuito da Pontes de Amor é facilitar a convivência social, familiar e comunitária da criança e do adolescente em processo de adoção ou em estado de acolhimento, especialmente na preparação, orientação e acompanhamento de famílias adotivas ou pretendentes à adoção. Além disso, a ONG também contribui com o aumento de adoções legais.
 
Segundo Rodrigo Rangel, presidente da ONG Pontes de Amor, o dinheiro recebido por uma loja varejista neste mês será revertido para a manutenção dos projetos que ajudam na convivência familiar e comunitária.
 
“Eu considero o Troco Solidário uma ação social de suma importância. É a democratização do benefício coletivo e eu elogio muito as empresas que possuem essa consciência social. É muito importante porque potencializa os resultados das organizações sociais. Podemos continuar os projetos que estão sendo feitos e isso traz um impacto social muito grande”, disse.
 
FRATERNIDADE NA RUA
O projeto Fraternidade na Rua também é um dos beneficiados com o Troco Solidário. A iniciativa faz parte da organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF). Em agosto de 2021, o programa firmou uma parceria com uma concessionária que administra as rodovias da região de Uberlândia. Os valores arrecadados em 50 coletores fixados nas cabines das praças de pedágio têm sido destinados à ONG desde então.
 
A coordenadora do projeto Fraternidade na Rua em Uberlândia, Giovanna Cunha Mello Gadia, falou sobre a iniciativa e sobre a importância das doações para a manutenção das atividades do programa. O projeto acolhe e alimenta pessoas em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade.
 
Com quase um ano de parceria, o projeto já recebeu dois repasses, conforme disse Giovanna. “[O troco solidário] é uma iniciativa muito interessante, é um recurso que entra e ajuda na manutenção. Em Uberlândia, estamos servindo 6 mil refeições mensais. O recurso que entra faz muita diferença, porque ajuda a gente a comprar itens que são difíceis de recebermos por doações, como carne e frango”, explicou.
 
Giovanna comentou ainda sobre o papel desempenhado pela ONG desde o início da pandemia da covid-19. Desde que a doença chegou a Uberlândia, mais de 1.500 refeições já foram servidas na cidade. “Todos os dias fazemos uma rota diferente. Caso as pessoas tenham roupas para doar, é ótimo também. Oferecemos o banho solidário, proporcionamos roupas limpas, corte de cabelo, dentre outras coisas. Toda ajuda é sempre bem-vinda”, finalizou.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90