Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/02/2022 às 14h00min - Atualizada em 26/02/2022 às 14h00min

Após alunos do IFTM apontarem falhas mecânicas em ônibus, Settran altera empresa de transporte da linha D281

Estudantes também disseram que faltavam veículos para fazer o trajeto; linha faz o percurso do Terminal Umuarama para a Fazenda Sobradinho

GABRIELE LEÃO
Alunos ficavam às margens da rodovia aguardando reparos | Foto: Reprodução/WhatsApp
Os alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em Uberlândia enfrentaram diversos problemas nos últimos dias para conseguir chegar na Fazenda Sobradinho, no distrito de Cruzeiro dos Peixotos, onde acontecem algumas aulas. Os estudantes alegaram que, além da falta de veículos, os ônibus da empresa de transporte público São Miguel, que é responsável pelo trajeto, apresentaram falhas mecânicas. Devido à situação, a Secretaria de Trânsito de Transportes (Settran) fez reajustes na operação.

O estudante de engenharia agronômica, Gabriel Cunha, é o representante estudantil dos alunos de graduação. Segundo ele, desde o início do ano letivo, recebeu diversos relatos de problemas com os ônibus da linha D281 que sai do Terminal Umuarama e se desloca para o distrito. 

“No primeiro dia de aula o ônibus ficou sem freio. Os alunos precisaram sair do veículo e aguardar o reparo às margens da rodovia. O motorista informou à companhia e um mecânico foi até o local fazer o reparo. Foi mais de 1 hora de espera”, contou o estudante.

O mesmo problema com freios voltou a acontecer no dia 18 de fevereiro. Na ocasião, o motorista também pediu que mais de 80 alunos saíssem do veículo, pois havia risco de incêndio. 

A aluna do ensino médio técnico do IFTM, Brenda Silva Martins, também é usuária do transporte público e precisa estar pontualmente na sala de aula às 7h30. Mas, com os atrasos e relatos de quem usa o coletivo, ela decidiu reunir informações para levar às autoridades. A aluna criou um questionário online e teve mais de 170 respostas. Os estudantes informaram que estavam com medo de utilizar os ônibus por falta de adequações mecânicas e também pelos atrasos. 

“Foram mais de 20 ofícios enviados para a Settran a fim de mostrar a dificuldade dos alunos. Além do medo de não estar em um transporte seguro, também faltavam veículos suficientes. Quando isso acontecia, muitos estudantes precisavam ficar no instituto até o próximo horário e podia chegar a mais de 1 hora de espera”, contou. 

O diretor do IFTM, Heliomar Baleeiro de Melo Júnior também recebia reclamações de estudantes que passaram pela situação. “Os alunos ficavam tensos com a não resolução desse problema. Eles chegavam atrasados, desmotivados e dava para perceber que eles não tinham paz. Os pais também ficaram preocupados com o horário de chegada deles em casa. Então, foi um momento de muitas tensões”, explicou.

Pelas redes sociais, o diretor publicou que os atrasos e justificativas de veículos quebrados da empresa se tornaram frequentes. “Só na última semana foram quatro ônibus quebrados e todos os dias em horários com atrasos”, ressaltou. 

MUDANÇAS
Após diversas reclamações, a Settran fez reajustes na operação da linha. A São Miguel, empresa que atendia a rota, foi substituída pela Sorriso de Minas nesta sexta-feira (25). Os ônibus que fazem o trajeto já estão funcionando.

O Diário procurou a São Miguel para prestar esclarecimentos sobre a falta de ônibus disponíveis e problemas no funcionamento da linha, mas a empresa informou que não se manifestará. 

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90