Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/02/2022 às 12h45min - Atualizada em 15/02/2022 às 12h45min

Desvende os mitos do consórcio

Entenda o bê-á-bá dessa modalidade de investimento em grupo

PUBLIEDITORIAL
Você está no grupo daqueles que pensam em comprar um bem de alto valor, como carro ou casa, ou mesmo, para um serviço, como viagens, estudo, festas, cirurgia? O consórcio é uma modalidade de investimento muito segura e facilitada para que você realize seu sonho.
 
Essa modalidade funciona como uma poupança conjunta em que um grupo de pessoas, com o mesmo desejo e objetivo, reúnem-se para comprar um bem, o que garante uma baita vantagem: a aquisição do bem à vista.
 

Mesmo se tratando de um tipo de investimento já consolidado no mercado, ainda existem uma diversidade de mitos que confundem e podem deixar o consumidor com receio de contratá-lo e investir. Exatamente por isso, separamos alguns deles para mostrar que não passam disso: mito.
 
Mito 1 – Juros embutidos
Olhá lá! Uma das grandes vantagens do consórcio é uma forte oposição ao financiamento, porque se trata de uma modalidade de investimento sem juros, sem sustos e com parcelas baratas que cabem no seu bolso.

 
Mas isso não quer dizer que você pagará apenas o valor do plano escolhido. A conta é bem simples: o valor do crédito do bem, escolhido e definido em contrato, é dividido pelo tempo que escolher investir, mais a taxa de administração, diluída, mensalmente, entre as parcelas, mais o fundo de reserva. A taxa e o fundo de reserva te asseguram contra imprevistos, a saúde financeira do grupo e o poder de compra.

 
 
Quer mais vantagem? As parcelas do consórcio de carro e de imóveis são reajustadas, anualmente, pelo INCC ou IPCA, conforme o valor do bem. Essa é a garantia de que seu investimento não irá desvalorizar e o poder de compra da carta de crédito será mantido do começo ao fim do consórcio.
 
Mito 2 – Demora para entregar o bem
Sendo uma poupança conjunta com a garantia que todos os participantes serão contemplados, nessa modalidade, a matemática acontece por meio de sorteios, em que os consorciados, com o pagamento das parcelas em dia, têm a mesma chance de serem sorteados e receberem a carta de crédito. Tanto que até o fim do grupo, todos os membros serão contemplados. Sem contar o poder de barganha de adquirir seu bem à vista.

No caso de quem não quer contar apenas com a boa matemática, pode ofertar um lance para tentar acelerar a contemplação. Este funciona como um leilão: o maior leva. É bem simples: quem oferece mais dinheiro leva a carta de crédito.
 
Mito 3 – Se cancelar meu consórcio, perco meu dinheiro
Quando você cancela seu consórcio, sua cota continua participando dos sorteios mensais e quando for sorteada, em vez de receber o bem contratado, você receberá o valor investido, descontadas as taxas previstas em contrato.
 
Mito 4 – Preciso dar uma entrada para começar
Uma vantagem inegável do consórcio é ter a tranquilidade de não pagar aquela quantia expressiva de entrada, como acontece nos financiamentos. Além de não ter aquela oscilação da carga de juros nas parcelas.
 
Vale reforçar: o consórcio é uma modalidade de investimento barata e muito segura para quem sonha com
casa própria, por exemplo, sem parcelas intermediárias, carro, máquina agrícola e serviços dos mais diversos. Nesse caso, o participante deve mesmo é se comprometer com o pagamento das parcelas e, dessa forma, participar dos sorteios e lances.
 
Mito 5 – Não posso usar FGTS no consórcio
Para aqueles que sonham em comprar uma casa, podem contar com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Essa é, sem dúvida, uma baita ajuda para quitar o saldo devedor do valor do consórcio, ou ainda, para ofertar um lance. E só vale o FGTS do próprio consorciado.
 
Mito 6 – Consórcio não é um investimento confiável
Olha outra lenda urbana! O consórcio é uma modalidade muito vantajosa e segura para quem se planeja e tem um perfil de poupador. Por se tratar de um investimento de compra programada sem juros e sem entrada, mais de 7 milhões de brasileiros já realizaram seu sonho. Esses são dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).
 
Viu só? Vai sem medo! Porque agora é a sua vez de realizar seu sonho com um consórcio. A Embracon está no mercado há mais de 30 anos e é uma das maiores administradoras de consórcio do País, segundo ranking do Banco Central.


Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia


 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90