Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/02/2022 às 14h14min - Atualizada em 09/02/2022 às 14h14min

Eseba vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19 na volta às aulas em Uberlândia

Comprovante será exigido para toda a comunidade escolar; aulas nos dois turnos estão previstas para retornar no dia 16 de fevereiro

DA REDAÇÃO
O número de estudantes da instituição é de aproximadamente 780 | Foto: Eseba/Divulgação

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) vai exigir o comprovante vacinal contra a covid-19 para toda a comunidade escolar, incluindo alunos e colaboradores. As aulas nos dois turnos estão previstas para retornar no dia 16 de fevereiro. O número de estudantes da instituição é de aproximadamente 780. 

 

Nesta terça-feira (8), a direção da escola divulgou um comunicado alertando para os cuidados que serão adotados na volta às aulas. O documento que delibera o retorno obrigatório para os estudantes é de 14 de dezembro.

 

Entre as medidas de segurança, estão: o uso obrigatório de máscara, cobrindo o nariz e a boca, em todo o ambiente da unidade, seja aberto ou fechado; obrigatoriedade e apresentação de comprovante de vacinação para toda a comunidade escolar, em idade vacinal. O comunicado diz, ainda, que este comprovante (preferencialmente o cartão de vacina atualizado) deverá ser entregue no primeiro dia de aula, enviado junto ao estudante, e em envelope identificado e devidamente lacrado. A comunidade escolar deverá, também, manter distanciamento físico.

 

De acordo com o diretor da Eseba, Daniel Costa, os estudantes que ainda não se imunizaram deverão entregar tal atualização assim que seja realizada a primeira etapa da vacinação. O diretor ainda reforçou que  o estudante não ficará sem assistir às aulas se não apresentar a documentação 

 

“O estudante não ficará sem assistir aulas ao não apresentar tal documentação. Entretanto, tal medida é de extrema importância para resguardar não somente a saúde individual, mas a saúde coletiva no espaço ao qual o estudante está inserido”, disse. 

 

Daniel informou ainda que caso o estudante não se vacine por decisão dos pais, a Eseba seguirá as diretrizes das autoridades sanitárias: “Infelizmente, sabemos que esta é uma realidade. Lidaremos com essa informação ao longo do tempo, conforme as diretrizes, seja da escola, das autoridades sanitárias e do Conselho Tutelar, se for o caso”, reforçou.

 

O documento aponta também que os alunos que apresentam condições de saúde vulneráveis, que ofereçam um maior risco para o desenvolvimento de formas graves da covid-19, estarão amparados pelo Regimento Interno da escola. “Os casos relacionados aos fatores de saúde serão analisados pela equipe pedagógica, a partir da autodeclaração e de um comprovante médico”, explicou.

 

Por fim, o comunicado sugere que as famílias providenciem avaliação médica para a liberação para frequentar as atividades escolares presenciais. Nesse sentido, é importante que os pais, responsáveis e cuidadores se mantenham devidamente informados e orientados para tomarem as decisões relativas aos retornos de atividades presenciais de crianças e adolescentes.

 

ESEBA

No período da manhã, frequentam a unidade os alunos do 4º ao 9º anos. Já no turno da tarde ocorrem as aulas da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental. Quanto ao turno da noite, que atende o Proeja e conta com aproximadamente 60 estudantes, as atividades seguem em modo remoto. Isso pode ser modificado pelo Conselho Pedagógico e Administrativo da Eseba, que tem reunião sobre o tema agendada para o próximo dia 22 de fevereiro.

VEJA TAMBÉM:


 

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90