Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/02/2022 às 19h17min - Atualizada em 07/02/2022 às 19h17min

Número de crimes violentos apresenta queda de 25% no ano de 2021 em Uberlândia

Cidade é a 1ª de Minas Gerais no ranking de diminuição de casos de homicídios no estado

MARIELLE MOURA
Balanço foi divulgado durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda (7) | Foto: Divulgação

O número de crimes violentos apresentou uma queda de mais de 25% em Uberlândia em 2021. Além disso, a cidade é a 1ª de Minas Gerais no ranking de diminuição de casos de homicídios do estado. O balanço do ano passado foi apresentado na tarde desta segunda-feira (7) pela Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Polícia Penal durante coletiva de imprensa na sede da sede da 9ª Região Integrada De Segurança Pública (RISP). Outros crimes, como  roubos, furtos e estupros também apresentaram redução no município. 

 

De acordo com a PM, os crimes violentos em Uberlândia tiveram redução de 25,47% se comparado com o ano de 2020. No ano passado, foram registrados 1.924 crimes, enquanto em 2020 foram 1.434 registros. Segundo o comandante da 9ª RISP, Fernando Marcos dos Reis, a cidade apresenta redução de crimes desde os últimos quatro anos.

 

Uberlândia também ficou em 1º lugar no ranking das cidades de Minas Gerais que apresentaram redução nos casos de homicídios. Em 2020 foram 31 registros, enquanto em 2021 foram 25 casos, uma redução de 19,35%. O delegado chefe da Polícia Civil, Marcos Tadeu de Brito disse que o resultado é fruto de um trabalho de integração das forças policiais.

 

“Os dados que vieram para gente lá da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) demonstram que Uberlândia foi a cidade do estado de Minas Gerais que menos teve homicídios. Isso é fruto de um trabalho extremamente promissor dos nossos policiais e da interação das forças de segurança”, disse o delegado chefe.

 

Ainda de acordo com Marcos Tadeu, a punição em relação aos casos também desestimulam a prática de novos crimes. “A ação e reação, a terceira lei de Newton aplicada especificamente na resposta do estado ao contraventor vem exatamente a desestimular a prática de novos crimes”, completou.

 

Os roubos consumados na cidade apresentaram queda de 29,74% no ano passado. Foram 1.708 registros em 2020 e 1.200 em 2021. Em relação a furtos tentados e consumados, foi apresentado uma redução de 5,02%, sendo 11.345 casos registrados em 2020 e 10.776 casos em 2021. 

 

Ainda segundo os dados da PM, os registros de crimes como furtos, homicídios, crimes violentos, roubo e estupro apresentam queda desde 2017 na cidade. 

 

O comandante da 9ª RISP, Fernando Marcos dos Reis, informou que é importante que, além da redução do número de crimes, a população tenha a sensação de segurança. “Os números são favoráveis, mas o número é frio. Não adianta ter números positivos se não estiverem acompanhados da sensação de segurança. Não adianta esses números caindo se a população não se sentir insegura. Então temos acompanhado e feito um trabalho de divulgação, redes de proteção, mostrando formas das pessoas se protegerem”, disse. 

 

Além disso, o comandante falou sobre a importância de acompanhamentos do crime organizado na região. “O acompanhamento do crime organizado, que sabemos que se alastra muito por todo país e até fora dele, é muito importante. Temos indicativos da presença desses crimes aqui na nossa região através do tráfico de drogas, das grandes apreensões de tráfico de drogas, também da situação do ataque em Varginha, onde muitos dos autores eram da região”, explicou.

 

Fernando Reis ressaltou que os crimes relacionados à pandemia também precisam de atenção. “Temos o desafio de reduzir ainda mais o número de furtos que tivemos nos últimos dois anos durante a pandemia. Agora, as pessoas estão voltando à vida normal e isso ajuda a reduzir o número de alguns crimes, como violência doméstica e sexual contra crianças e adolescente, que cresceu durante a pandemia”, finalizou. 

 

PROJETOS

Durante a coletiva também foi anunciada a inauguração da nova sede do 32º BPM, construção do Colégio Tiradentes, ações operacionais e a implementação do espaço físico do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que vai reunir todos os órgãos de segurança pública utilizando inteligência artificial.

 

Segundo o comandante da 9ª RISP, Fernando Marcos dos Reis, a reforma vai ser iniciada nas próximas semanas. “Nós conseguimos uma parceria com o Ministério Público e conseguimos a totalidade do recurso. Temos agora boas possibilidades de parceria com o MP e vamos iniciar a reforma de instalação do CICC na próxima semana. Iniciaremos a reforma estrutural do local e começaremos no mês de março a fazer a aquisição do mobiliário e dos equipamentos e da parte tecnológica”, disse.

 

Por fim, Fernando ressaltou que o trabalho já é realizado na cidade, mas que com o espaço físico irá trazer mais possibilidades ao projeto. “Cabe dizer que já fazemos a rotina do CICC, temos uma plataforma tecnológica aqui que tem aptidão para trabalhar com inteligência artificial. Já temos feito, por exemplo, a interligação de sistema de leitura de placa de veículos, a leitura facial, tudo isso está operando nas nossas plataformas. Contudo, o espaço físico unido a essa plataforma que já está aqui teremos o nosso CICC funcionando com integração de todos os órgãos de segurança pública no local”, disse.

O Colégio Tiradentes deve ganhar uma sede própria neste ano. Atualmente, a escola funciona em um imóvel alugado. O local que será construído fica ao lado da nova sede do 32° batalhão. Segundo a PM, a oferta passará de 1.000 para 1.500 alunos.

Em junho do ano passado, a Câmara de Uberlândia aprovou a doação de um terreno para a construção da nova sede do 32° batalhão. A proposta do prefeito Odelmo Leão foi aceita por 21 votos favoráveis e 5 ausências. O terreno para a construção da nova sede fica entre a avenida José Fonseca e Silva e as ruas Belgrado e Orvieto, nos bairros Jardim Europa e Jardim Itália. 

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90