Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/02/2022 às 07h00min - Atualizada em 04/02/2022 às 07h00min

“Valentina”, filme produzido em Uberlândia, ganha estreia no Japão

Longa será lançado no dia 1º de abril em cinemas em Tóquio

DA REDAÇÃO
Filme conta a história de uma adolescente trans que se muda para o interior de Minas Gerais I Foto: DIVULGAÇÃO
Depois de conquistar 23 prêmios em festivais ao redor do mundo e entrar para o catálogo da Netflix América Latina, o filme “Valentina” acaba de ganhar distribuição e data de estreia no Japão. O longa, que foi produzido em Uberlândia, será lançado no dia 1º de abril em cinemas em Tóquio e outras cidades japonesas.
 
O filme conta a história de Valentina, uma adolescente trans que se muda para o interior de Minas Gerais com a mãe para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, mãe e filha enfrentam problemas quando a diretoria da escola, despreparada, começa a exigir a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula.
 
“Valentina” traz como protagonista Thiessa Woinbackk, influenciadora digital que começa a legitimar seu espaço como atriz. Assim como sua personagem, Thiessa também é uma mulher trans. Ela ganhou 4 prêmios de atuação por seu trabalho no filme, em festivais como Outfest Los Angeles, Mix Brasil, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival de Cinema de Seattle.
 
O longa tem produção de Erika Pereira dos Santos e produção executiva de Hebe Tabachnik, Natália Brandino e Walder Junior. “É muito emocionante olhar para trás, relembrar cada desafio da nossa carreira e perceber que conseguimos produzir um filme que está conseguindo chegar tão longe”, afirma Erika.
 
Filmado na cidade histórica de Estrela do Sul (MG) e com algumas cenas rodadas em Uberlândia (MG), o longa foi o vencedor de 23 prêmios em festivais pelo mundo todo, entre eles: Prêmio do Público na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Prêmio Especial do Júri no 50o. Festival de Cinema de Kiev, Melhor Diretor Estreante do 51o. Festival de Cinema da Índia. No último Festival Mix Brasil, venceu os prêmios de Melhor Atuação (Thiessa Woinbackk), Melhor Roteiro, Prêmio do Público, além do troféu “Coelho de Ouro” de Melhor Longa Brasileiro.
 
O filme foi produzido de forma independente pela Campo Cerrado Produções, produtora com sede em Uberlândia, com o apoio da Secretaria do Audiovisual, do edital de Longas de Baixo Orçamento 2016 (SAV/Ancine) e em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual e tem distribuição da Anagrama Filmes.  Contou com o apoio do CTAV (Centro Técnico do Audiovisual) e outras instituições para sua finalização.
 
ESTREIA DE “VALENTINA” NO JAPÃO:
Dia 01 de Abril, em cinemas em Tóquio e outras cidades japonesas.
Distribuição pela empresa Hark and Company.
Site Japonês:
https://hark3.com/valentina/


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90