Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/02/2022 às 11h00min - Atualizada em 03/02/2022 às 11h00min

Uberlândia receberá 29.640 testes rápidos de Covid-19

Remessa foi enviada pelo Estado nesta quarta-feira (2)

DA REDAÇÃO
Fábio Marchetto


O Governo de Minas anunciou, nesta quarta-feira (2) a distribuição de mais de 1,3 milhão de testes rápidos de Covid-19 para os municípios mineiros para manter o controle do diagnóstico da doença, monitorando situação epidemiológica e direcionar esforços para a contenção da pandemia no estado.
 
Uberlândia, a segunda maior cidade do estado, receberá 29.640 testes rápidos, enquanto Divinópolis, que possui cerca de 1/3 da população uberlandense, terá a disposição 28.880 unidades, Contagem, 45,5 mil e Belo Horizonte, pouco mais de 216 mil.
 
Os testes estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) por meio dos Correios, estimando-se um prazo de entrega de 48 horas. As URSs farão a distribuição para os municípios que se encontram sob a respectiva região de abrangência.
 
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), desde o início da pandemia, 2.659.580 testes rápidos para a detecção de antígeno SARS-CoV-2 foram encaminhados para os municípios mineiros para serem utilizados na testagem dos casos suspeitos de covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença.

O Diário de Uberlândia procurou a 
Secretaria de Estado da Saúde para saber qual o critério utilizado para determinar a quantidade de testes que serão destinados aos municípios. Por meio de nota, a SES-MG, esclareceu que o quantitativo de testes enviados para cada município considera a situação epidemiológica no mês anterior ao envio dos testes. Esses indicadores foram propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adaptados para as características do estado de Minas Gerais.   "Nesta remessa de 1,3 milhão de testes foi considerado – para definição do quantitativo por município – o número de casos suspeitos notificados no E-SUS notifica e SIVEP-Gripe por município, no mês de janeiro de 2022", consta a nota.

A reportagem também questionou a Prefeitura de Uberlândia se o número de testes disponibilizados é suficiente para atender à demanda e por quanto tempo, mas não houve retorno.

*Matéria atualizada às 14h55 do dia 03/02/2022 para acréscimo de informações.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90