O Procon de Uberlândia listou algumas orientações aos consumidores para evitar ligações indesejadas de telemarketing no telefone. Usar recursos como o ‘Não Me Perturbe' e o sistema de bloqueio de telemarketing são algumas das alternativas.
Segundo o órgão, uma das maneiras de evitar as ligações é ligar no departamento de reclamações ou ouvidoria da instituição para pedir que seu número seja inserido na lista para não receber ligações da empresa. Outra ação eficiente é o bloqueio do número pelo próprio aparelho telefônico.
O Procon ainda informou que uma das plataformas eficientes é a "Não Me Perturbe", sistema criado pela Anatel, que permite que o consumidor solicite o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações das operadoras de telefonia (telefone móvel, fixo, TV por assinatura e internet) e também operações de consignado de instituições financeiras (empréstimo e cartão de crédito). Após a solicitação por meio de cadastro no site, o bloqueio acontece em até 30 dias.
Outra alternativa é o Sistema de Bloqueio de Telemarketing, desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais. Criado exclusivamente para os consumidores residentes em Minas, permite o bloqueio de ligações telefônicas ou mensagens SMS que ofereçam produtos e serviços. O cadastro é válido por um ano e, ao final desse período, o consumidor deverá revalidar o cadastro para que continue protegido. O serviço do Procon-MG é gratuito.
Por fim, o Procon informou que, caso nenhuma das alternativas acima seja eficaz, o órgão está disponível para registrar a reclamação. Os canais oficiais do Procon são pelo Disque Procon 151, faleprocon.uberlandia.mg.gov.br;e-mail, [email protected] e no endereço avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery.
Confira as dicas de como evitar ligações indesejadas de telemarketing
1) FALE COM A EMPRESA
Solicite, no setor de reclamação ou ouvidoria da empresa, que seu número de telefone seja inserido em uma lista para não receber ligações da empresa.
2) BLOQUEIE O NÚMERO
A opção de bloquear um determinado número é simples e está disponível nas configurações do seu aparelho ou logo à frente do número, que fica disponível nas chamadas recebidas.
3) USE O “NÃO ME PERTURBE”
Faça seu cadastro no site Sistema gratuito com abrangência em todo o território nacional autorizado pela Anatel.
4) BLOQUEIE AS LIGAÇÕES
Em Minas Gerais, o consumidor pode bloquear ligações telefônicas ou mensagens SMS pelo Sistema de Bloqueio de Telemarketing, serviço gratuito do Procon-MG.
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