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02/02/2022 às 16h51min - Atualizada em 02/02/2022 às 16h51min

Procon de Uberlândia orienta consumidores para evitar ligações indesejadas de telemarketing

Usar recursos como o "Não Me Perturbe" e o sistema de bloqueio de telemarketing são algumas das alternativas

DA REDAÇÃO
Procon divulgou orientação aos consumidores nesta quarta-feira (2) / Foto: Secretaria Municipal de Comunicação e Governo

O Procon de Uberlândia listou algumas orientações aos consumidores para evitar ligações indesejadas de telemarketing no telefone. Usar recursos como o ‘Não Me Perturbe' e o sistema de bloqueio de telemarketing são algumas das alternativas.

 

Segundo o órgão, uma das maneiras de evitar as ligações é ligar no departamento de reclamações ou ouvidoria da instituição para pedir que seu número seja inserido na lista para não receber ligações da empresa. Outra ação eficiente é o bloqueio do número pelo próprio aparelho telefônico. 

 

O Procon ainda informou que uma das plataformas eficientes é a "Não Me Perturbe", sistema criado pela Anatel, que permite que o consumidor solicite o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações das operadoras de telefonia (telefone móvel, fixo, TV por assinatura e internet) e também operações de consignado de instituições financeiras (empréstimo e cartão de crédito). Após a solicitação por meio de cadastro no site, o bloqueio acontece em até 30 dias.

 

Outra alternativa é o Sistema de Bloqueio de Telemarketing, desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais. Criado exclusivamente para os consumidores residentes em Minas, permite o bloqueio de ligações telefônicas ou mensagens SMS que ofereçam produtos e serviços. O cadastro é válido por um ano e, ao final desse período, o consumidor deverá revalidar o cadastro para que continue protegido. O serviço do Procon-MG é gratuito.

 

Por fim, o Procon informou que, caso nenhuma das alternativas acima seja eficaz, o órgão está disponível para registrar a reclamação. Os canais oficiais do Procon são pelo Disque Procon 151, faleprocon.uberlandia.mg.gov.br;e-mail, [email protected] e no endereço avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery.

 

 Confira as dicas de como evitar ligações indesejadas de telemarketing

1)    FALE COM A EMPRESA

Solicite, no setor de reclamação ou ouvidoria da empresa, que seu número de telefone seja inserido em uma lista para não receber ligações da empresa.

 

2) BLOQUEIE O NÚMERO

A opção de bloquear um determinado número é simples e está disponível nas configurações do seu aparelho ou logo à frente do número, que fica disponível nas chamadas recebidas.

 

3) USE O “NÃO ME PERTURBE”

Faça seu cadastro no site Sistema gratuito com abrangência em todo o território nacional autorizado pela Anatel.

 

4) BLOQUEIE AS LIGAÇÕES

Em Minas Gerais, o consumidor pode bloquear ligações telefônicas ou mensagens SMS pelo Sistema de Bloqueio de Telemarketing, serviço gratuito do Procon-MG.


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