Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/02/2022 às 12h18min - Atualizada em 02/02/2022 às 12h18min

Ministério Público Estadual de Uberlândia oferece mais de três mil denúncias em 2021

Cidade é a segunda de MG com maior número de ocorrências; homicídio, latrocínio e roubo estão entre as acusações recebidas

GABRIELE LEÃO
Uberlândia ficou atrás apenas da capital Belo Horizonte em número de denúncias recebidas pelo MPMG I Foto: ARQUIVO DIÁRIO
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgou um balanço das denúncias e ações realizadas em 2021. No relatório, dados levantados pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (Caocrim) mostraram que Uberlândia ficou em segundo lugar no ranking de Minas Gerais, com 3.171 denúncias em 2021, ficando atrás apenas da capital, Belo Horizonte.
 
Ainda de acordo com o relatório, entre as denúncias criminais recebidas estão homicídio, latrocínio, estupro, roubo, tortura, racismo, pedofilia, tráfico de drogas, furto, estelionato, lavagem de dinheiro, corrupção, sonegação fiscal, fraudes licitatórias e outras.
 
Para a 7ª promotora criminal de Uberlândia, Vanessa Dosualdo Freitas, houve queda de certos crimes, mas crescimento de outros durante o período. “Percebi a diminuição de certos crimes como, por exemplo, roubo e furto. Com as pessoas em casa, por conta das restrições, ficou mais difícil praticar essas ações. Mas, em contrapartida, tivemos um crescimento nas denúncias por tráfico de drogas, já que o cenário atual da pandemia ficou mais favorável para as práticas deste crime”, explicou.
 
Vanessa Dosualdo ressaltou que a denúncia é essencial para a sequência do processo criminal. Conforme dito por ela, sem essa ação não é possível garantir que o sujeito que cometeu alguma infração seja penalizado.
 
“A denúncia é essencial para garantir que haja a investigação, apuração e a sentença. Quando essa ordem ocorre, a sociedade e os criminosos percebem que há consequências mais rápidas para esses atos inflacionários e isso afeta os índices de criminalidade em uma cidade, por exemplo”, explicou.
 
Ainda de acordo com a promotora criminal, a pandemia da covid-19 e o isolamento social impactou no levantamento de 2021 apresentado pelo MPMG, uma vez que as equipes precisaram ser mais ágeis para realizar o trabalho de forma online.
 
Além disso, Dosualdo destacou que há uma comunicação mais eficiente entre os órgãos de segurança pública, o que garante mais confiança da sociedade na apuração dos crimes. “Outra questão que facilitou a rotina de apuração foi a implantação do Processo Judicial Eletrônico Criminal, que facilita que todas as partes tenham acesso mais rápido do processo, ou seja, isso faz com que a Justiça também seja mais eficiente”, completou.
 
ESTADO
Em todo o estado de Minas Gerais, foram realizadas 167.275 investigações criminais em 2021, enquanto em 2020 foram 82.085. Segundo o balanço, em média, foram 338 denúncias por dia, 14 por hora e uma denúncia a cada quatro minutos.
 
Do total analisado, o órgão pediu ao Poder Judiciário o arquivamento de 43.833 investigações criminais. Foram arquivados 23.587 Inquéritos Policiais (investigações realizadas pela Polícia Civil), 20.030 Termos Circunstanciados de Ocorrência (procedimentos sobre crimes de menor potencial ofensivo lavrados pela Polícia Civil, Militar ou Rodoviária Federal, a exemplo de crimes de trânsito) e 216 Procedimentos Investigatórios Criminais (investigações realizadas pelo próprio Ministério Público). 
 
Comarcas com maior número de denúncias oferecidas pelo MPMG:  

1. Belo Horizonte - 14.026 
2. Uberlândia - 3.171 
3. Contagem - 2.417 
4. Patos De Minas - 2.094 
5. Ipatinga - 1.968  

 
VEJA TAMBÉM:
 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90