Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/02/2022 às 11h30min - Atualizada em 06/02/2022 às 11h30min

Painéis com história ferroviária são instalados no Terminal Central

Projeto "Resgate à memória da Mogiana" valoriza crescimento e progresso da cidade

DA REDAÇÃO
Painéis foram fixados no cruzamento das avenidas João Pinheiro com João Pessoa / Foto: PMU/DIVULGAÇÃO
O Terminal Central de Uberlândia recebeu uma exposição de painéis que retratam a implantação e funcionamento da Estação da Estrada de Ferro Mogiana, que funcionou de 1895 a 1970 no local. O projeto foi criado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e denominado de “Resgate à Memória da Mogiana” com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Os painéis foram fixados no cruzamento das avenidas João Pinheiro com João Pessoa. As fotografias flertam com a sensação de pertencimento ao permitir que a comunidade visualize a história que deu forma às principais avenidas da cidade hoje.

“A memória histórica sobre a região onde funcionou a estação férrea é uma necessidade que estamos estimulando com os painéis. Dali saiam trilhos que percorriam onde hoje são as avenidas João Naves de Ávila e a Monsenhor Eduardo. Oferecendo esse conhecimento, aproximamos a população do compreender o presente observando a própria história”, destacou a diretora de Patrimônio Histórico, Valéria Queiroz.

A implantação da estação ferroviária e da linha férrea representaram um exemplo de modernidade e progresso na época da implantação. Para a cartografia urbana, simbolizou um crescimento da cidade com a ampliação para além da região do Fundinho. O planejamento urbano ao redor de onde foi implantada a estação férrea foi feito pelo engenheiro inglês James John Miller, facilitando assim a atuação política e econômica para uma expansão do município.


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90