Os painéis foram fixados no cruzamento das avenidas João Pinheiro com João Pessoa. As fotografias flertam com a sensação de pertencimento ao permitir que a comunidade visualize a história que deu forma às principais avenidas da cidade hoje.
“A memória histórica sobre a região onde funcionou a estação férrea é uma necessidade que estamos estimulando com os painéis. Dali saiam trilhos que percorriam onde hoje são as avenidas João Naves de Ávila e a Monsenhor Eduardo. Oferecendo esse conhecimento, aproximamos a população do compreender o presente observando a própria história”, destacou a diretora de Patrimônio Histórico, Valéria Queiroz.
A implantação da estação ferroviária e da linha férrea representaram um exemplo de modernidade e progresso na época da implantação. Para a cartografia urbana, simbolizou um crescimento da cidade com a ampliação para além da região do Fundinho. O planejamento urbano ao redor de onde foi implantada a estação férrea foi feito pelo engenheiro inglês James John Miller, facilitando assim a atuação política e econômica para uma expansão do município.