Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/01/2022 às 12h39min - Atualizada em 21/01/2022 às 12h39min

Contribuintes de Uberlândia já podem realizar pagamento do IPTU 2022 com desconto

Guias podem ser baixadas no portal do município; carnês deverão ser entregues na próxima semana

DA REDAÇÃO
Guia pode ser baixada pela internet ou retirada na plataforma de atendimento do Centro Administrativo I Foto: Valter de Paula/Secom/PMU
A Prefeitura de Uberlândia publicou, no Diário Oficial do Município nesta sexta (21), os critérios para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022, com definição das datas e descontos para a quitação dos débitos (confira as datas no fim da matéria).

Segundo a publicação, os contribuintes que pagarem o IPTU à vista, até o dia 25 de fevereiro, terão desconto de 10%. Caso o pagamento seja feito até 31 de março, o desconto cai para 8% e até 18 de abril, 5%.  Após essa última data, quem optar pelo pagamento em parcela única até dia 29 de abril não terá direito a desconto.

Apesar de os carnês começarem a ser entregues somente a partir da próxima semana, a Prefeitura já disponibilizou as guias para pagamento no site, na área de Serviços. Outra maneira de retirar a guia é se dirigindo diretamente à plataforma de atendimento do Centro Administrativo, porém é necessário agendar horário pelo serviço de Agendamento On-line, também no Portal da Prefeitura.

Ainda de acordo com o Município, o IPTU também pode ser pago de maneira parcelada em até seis vezes com vencimentos em 29 de abril, 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro, com exceção dos que tiverem valor inferior a R$ 91,80.

Os pagamentos à vista após dia 29 de abril terão acréscimo de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), acumulada mensalmente, além de multa. O mesmo para quem optar pelo parcelamento e pagar após as datas de vencimento.

Ainda segundo a Prefeitura, o contribuinte que pretende alterar a data de pagamento do IPTU deverá comparecer na plataforma de atendimento, com cópias da matrícula atualizada do imóvel, dos documentos pessoais e de comprovante de residência com data limite mensal pré-determinada (confira no final da matéria).

Já os locatários, para obter a alteração da data de recolhimento do IPTU, deverão comparecer à plataforma de atendimento com cópias do contrato de locação ou de documento similar que comprove a utilização do imóvel por terceiro, da matrícula atualizada do imóvel, de documentos pessoais e comprovante de residência, além da autorização emitida pelo proprietário do imóvel com firma reconhecida nas datas pré-estabelecidas pela administração municipal.

Cronograma para alteração da data de pagamento do IPTU
Iniciais contribuintes/locatários Data limite de cada mês para solicitar alteração na data de pagamento do IPTU
A-D 4
E-H 8
I-M 12
N-R 16
S-V 20
W-Z 24
 
Confira as datas de vencimento da parcela única do IPTU 2022:
           
Data de vencimento da parcela única Desconto
25/02 10%
31/03 8%
18/04 5%
 
Confira as datas de vencimento das parcelas do IPTU 2022:
           
Parcela Data de vencimento da parcela
29/04
31/05
30/06
29/07
30/08
30/09

VEJA TAMBÉM:
 
 
 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90