Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/01/2022 às 09h00min - Atualizada em 17/01/2022 às 09h00min

Enchente na Rondon Pacheco e clube e hospital alagados; veja os estragos causados pela chuva neste domingo (16)

Forte precipitação arrancou asfalto, arrastou carros e provocou queda de árvores

GABRIELE LEÃO
Avenida Rondon Pacheco segue interditada após estragos causados pela chuva | POLÍCIA MILITAR/DIVULGAÇÃO
A chuva do último domingo (16) causou diversos estragos em Uberlândia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, somente na Av. Rondon Pacheco, que ficou inundada, foram 23 chamados para atendimentos. As principais ocorrências foram de quedas de árvores, veículos ilhados, além do resgate de uma pessoa. O Hospital Santa Marta e o Praia Clube também foram atingidos pelo temporal. 

Em diversos pontos da Avenida Rondon Pacheco o asfalto foi arrancado. As equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) e Defesa Civil compareceram ao local para analisar os danos e remover parte do asfalto danificado na pista. O Departamento Municipal de água e Esgoto também foi acionado para conter o vazamento de um canal de esgoto.

Na BR-365, próximo à Usina de Miranda, seis arvores caíram na via, sendo que uma delas atingiu um veículo onde estavam duas pessoas. Segundo os bombeiros, ambas necessitaram de atendimento médico. As vítimas foram atendidas com escoriações pelo corpo. A rodovia ficou interditada nos dois sentidos.



PONTOS INTERDITADOS
Até o momento, foram necessárias interdições nos seguintes pontos: cruzamento das avenidas João Pessoa com a João Pinheiro, no centro da cidade, onde uma árvore caiu com a força do vento; na avenida Rondon Pacheco, na altura do viaduto da rua Olegário Maciel, onde uma das pistas teve o asfalto arrancado, impedindo a passagem sentido Centro-Setor Sul.

Na avenida Anselmo Alves dos Santos, no cruzamento com a rodovia BR-365, bueiros ficaram obstruídos, provocando o alagamento no local; na avenida Presidente Médici, no bairro Altamira, o asfalto ficou comprometido; na avenida Getúlio Vargas com a rua Marques Póvoa, uma árvore caiu e atingiu a fiação energizada, necessitando do apoio da Cemig para a poda.


 
HOSPITAL SANTA MARTA
A chuva atingiu o primeiro piso do Hospital Santa Marta, na Rondon Pacheco, e a Defesa Civil foi acionada para conter os danos. Os pacientes do Pronto Atendimento tiveram que ser encaminhados para o segundo piso. O hospital informou que a água que invadiu o prédio foi retirada pela equipe do setor.

Em nota, o hospital informou que o Pronto Atendimento ficaria fechado até às 7h desta segunda-feira (17) em razão da enchente.
 
PRAIA CLUBE
A enchente também tomou conta do Praia Clube, que informou danos severos, mas todos de ordem material. Os prejuízos ainda estão sendo avaliados para um comunicado oficial. O Clube está em funcionamento, com apenas uma parte interditada.

O presidente do clube, Guto Braga, comentou sobre os estragos dos períodos chuvosos. “Em tempestades como essa, somos muito impactados e isso nos traz prejuízos financeiros de altíssimo valor todas as vezes”.

Confira os pontos interditados no clube: Complexo da Piscina Olímpica, Piscina do Palhaço, Parque de Areia, Pista de Skate, Parque Infantil de Água, Piscina da Hidroginástica e Musculação.



NÍVEIS DE CHUVA
De acordo com informações da Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em alguns pontos da cidade, como em uma das estações de medição no setor Leste, na Estação INMET, o nível de precipitação chegou ao número de 75,4 mm.

A Estação Jardim Patrícia, Setor Oeste registrou 6,4 mm; Estação São Jorge, Setor Sul: 18,4 mm; Estação Pampulha, Setor Sul: 73,5mm; Estação Centro, Setor Central: 74 mm; Estação Industrial, Setor Norte: 4,8 mm.

RECUPERAÇÃO
A Prefeitura de Uberlândia informou que alguns pontos mais críticos exigem um tempo maior para a realização dos reparos, além de cuidados mais elaborados e condições climáticas favoráveis. Dessa forma, a orientação é que as pessoas evitem a avenida Rondon Pacheco, e caso seja necessário utilizar via, que seja com cuidado e atenção.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90