Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/01/2022 às 14h00min - Atualizada em 15/01/2022 às 14h00min

Eleitores têm até maio para regularizar o título em Uberlândia

Cidade tem 490.985 pessoas aptas a votar; prazo para alistamento, regularização e transferência eleitoral é até o dia 4 de maio

MARIELLE MOURA
Eleitores podem regularizar o título pela internet / Foto: MARCELLO CASAL JR/ AGÊNCIA BRASIL
As eleições em 2022 acontecem no mês de outubro, mas o eleitor uberlandense tem menos tempo para regularizar a situação com o cartório da cidade. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TES), neste ano, a cidade tem 490.985 eleitores aptos a votar, ou seja, 5.974 a mais do que em 2020, quando aconteceram as eleições municipais. O prazo para alistamento, revisão e transferência eleitoral é até o dia 4 de maio.

Ainda de acordo com os dados, Uberlândia tem 78.423 títulos cancelados, incluindo os que precisam regularizar e os falecidos, e 3.570 títulos suspensos que envolvem as pessoas tiveram condenações criminais ou condenação por improbidade administrativa.

O analista judiciário do cartório eleitoral de Uberlândia, Leandro Figueiredo, informou que as pessoas que não regularizarem o título até o prazo estipulado podem ter problemas no futuro.

“A primeira consequência é não conseguir participar do processo eleitoral e tem outras consequências como, por exemplo, não conseguir fazer financiamento em algumas instituições bancárias, matrícula em ensino superior e emitir passaportes”, disse Leandro
Ainda de acordo com Leandro, o cadastro biométrico continua suspenso por tempo indeterminado. O primeiro turno das eleições neste ano será dia 2 de outubro e, caso haja segundo turno, acontecerá no dia 30 de outubro
 
ATENDIMENTO
Segundo o analista judiciário do cartório eleitoral de Uberlândia, Leandro Figueiredo, os eleitores podem fazer o alistamento ou solicitar a regularização do título pela internet sem sair de casa. “Os interessados podem entrar no site do TRE-MG, lá vai ter opção do título net que é bem auto explicativo. O eleitor entra e vai direto nas documentações exigidas, que são documento oficial com foto, quitação de serviço militar para homens maiores de 18 anos e comprovante de endereço”, explicou

Leandro ainda frisou a importância da regularização e da facilidade que é o processo.“É muito importante que o eleitor procure regularizar o título pela internet e no caso de dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone do TRE”, afirmou.

Por fim, Leandro informou que o atendimento presencial do Cartório Eleitoral está sendo feito exclusivo para pessoas que não têm acesso à internet. “O atendimento presencial do cartório está sendo feito exclusivamente para pessoas que não tem acesso a internet e que tiveram algum problema com o site, justamente para as pessoas estarem seguras de fazer a regularização de casas”, completou.

O Cartório Eleitoral de Uberlândia fica localizado na avenida Vasconcelos Costa, nº 1.646, no bairro Osvaldo Rezende. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 13h às 18h. O telefone do local é o (34) 3303-2700.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90