Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/01/2022 às 14h00min - Atualizada em 16/01/2022 às 14h00min

Comerciantes de Uberlândia apostam nas liquidações de janeiro para atrair clientes e recuperar renda

Segundo pesquisa da CDL, mais de 50% dos consumidores da cidade pretendem aproveitar o período para adquirir produtos

MARIELLE MOURA
Comerciantes têm expectativa positiva para recuperar renda perdida nos últimos anos / Foto: DIVULGAÇÃO
O mês de janeiro é conhecido pelas promoções e queimas de estoque do ano anterior nas lojas. Aproveitando o período, mais de 50% dos consumidores em Uberlândia pretendem investir em produtos, segundo uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os comerciantes apostam no cenário para atrair a clientela e recuperar a renda perdida nos últimos anos, com estimativa de crescimento de até 30%.
 
Segundo o levantamento feito pela CDL, 59% dos consumidores entrevistados pretendem aproveitar o mês para comprar com valores mais acessíveis. Eletrônicos, eletrodomésticos e materiais de informática lideram a lista de itens mais desejados com 35%,  seguidos pelos itens do segmento de moda, como calçados, vestuários e acessórios, com 30%.
 
Ainda de acordo com a pesquisa, 48% dos consumidores que responderam devem economizar e limitar a compra em até R$ 100. Mesmo assim, 22% investirão de R$ 100 a R$ 500 e 30% dos entrevistados estimam uma despesa acima de R $500.
 
A gerente de soluções e negócios da CDL, Renata Barbosa da Silva informou que janeiro superou datas como Black Friday e Natal. Segundo a pesquisa, 54% confirmaram a preferência por janeiro, 42% elegeram a Black Friday e apenas 2% citaram o Natal. “Esse número foi maior neste ano e realmente as pessoas se programam esperando esse período de janeiro, aguardando justamente essa queima de estoque que já sabem que as empresas vão fazer”, disse.
 
Em relação aos comerciantes, de acordo com o estudo, 59,3% deles não pretendem realizar ações específicas para a data. Entre os 40,7% que irão realizar liquidações, 44,8% fazem parte do segmento de vestuário e calçados.
 
Segundo Renata, as promoções do mês de janeiro já começaram e as lojas que realizam o saldão pretendem renovar o estoque do último ano. “As promoções já começaram, os grandes magazines já preparam essas ofertas e durante o mês todo as empresas costumam fazer esses descontos porque elas vão renovar os estoques”, informou.
 
Ainda de acordo com a pesquisa, 40,7% dos comerciantes vão lançar descontos de até 10%; 37% dos empresários devem liberar descontos de 10% a 30% e 22% trabalharão com ofertas de 30% a 50%.
 
Sobre a divulgação das promoções, 53,3% pretendem usar as redes sociais; 16,7% vão optar pelo WhatsApp e 13,3% reforçarão a abordagem por meio dos próprios vendedores.
 
Por fim, a gerente falou sobre a importância do comércio se preparar para a data fazendo uma boa divulgação, oferecendo preços justos e preparando combos para os consumidores. “As empresas acabam se preparando para o Natal, que é um momento muito mais esperado, mas é preciso que as empresas se organizem, principalmente na divulgação, montar as peças que ficaram e fazer um valor que realmente vão perceber esse desconto real”, completou.
 
Roberto Ramos é empresário no ramo de móveis. Segundo ele, em janeiro, além do saldão, a loja entra em promoção por conta do aniversário do negócio, diminuindo ainda mais os preços. Ele espera um aumento de 30% nas vendas. “Janeiro é um mês em que toda a clientela espera por promoções”, explicou.
 
Roberto ainda comentou que o que mais importa é o preço justo e a qualidade nos produtos vendidos. Em alguns casos o desconto é de aproximadamente mil reais. “Tem produtos que como tenho o estoque dele o desconto é maior, chegando a mil reais. Temos que desaguar o produto para manter as necessidades da empresa em dia”
 
Simone Silva Reis é proprietária de duas lojas de calçados nos bairros Luizote de Freitas e Jardim das Palmeiras e está em promoção desde o início de janeiro. Simone comentou que, em comparação ao ano passado, até agora as vendas já subiram 13%.
 
A lojista informou que em janeiro o perfil do consumidor é diferente e que eles sempre priorizam os preços. “Em janeiro normalmente as pessoas não querem comprar as coisas com preço cheio, as mais caras, elas querem um produto mais em conta devido a quantidade de contas que elas têm que pagar no mês”, informou.
 
Por fim, Simone comentou que está divulgando as promoções em redes sociais e que o objetivo das promoções é queimar o estoque do ano anterior. “Deixamos para colocar as mercadorias que vão chegar em fevereiro com o preço cheio, e em janeiro é esvaziar o estoque mesmo dos produtos mais antigos, já que o estoque é perecível", completou.
 
O gerente de uma loja de roupas em um shopping em Uberlândia, Gustavo Brito Mendes informou que a liquidação de janeiro da loja tem o objetivo de renovar o estoque para a próxima estação.  “Fazemos a liquidação da última estação, normalmente vendida no Natal, para renovar o estoque e para receber os produtos da coleção nova de outono-inverno”,
 
Em relação a 2019, o gerente tem expectativa de que as vendas dobrem esse ano. “Minha loja também tem uma particularidade muito grande, saímos  de um ponto de 150 metros e viemos para um ponto de 500 metros, então pensamos no faturamento dobrado. A expectativa é das melhores porque ao mesmo tempo que temos liquidação, temos aqueles produtos que agregam valores, coleção nova, por exemplo”, informou.
 
Gustavo completou dizendo que o atendimento nas lojas físicas contribui para o aumento da expectativa neste ano. “Além dos descontos, o retorno do atendimento físico que ficou parado por meses também é um grande atrativo”, finalizou.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90