Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/12/2021 às 12h00min - Atualizada em 24/12/2021 às 12h00min

Comerciantes de Uberlândia relatam queda nas vendas de presentes de Natal em 2021

Lojistas afirmam que meta estipulada no início do mês não será batida neste ano; procura dos consumidores ainda é tímida

DA REDAÇÃO
Comerciantes não tiveram expectativas alcançadas em 2021 / Foto: SÍLVIO AZEVEDO
Às vésperas do Natal, lojistas de Uberlândia relatam que as vendas não bateram as expectativas estipuladas no início do mês de dezembro para 2021. Mesmo com o horário do comércio estendido neste ano, as vendas cresceram apenas de 5% a 7% a mais do que em 2020. Os comerciantes ainda esperam um pequeno aumento na movimentação nesta sexta-feira (24), último dia para as compras de presentes antes da data comemorativa. 

Márcio Gilabel é consultor de varejo de uma perfumaria em Uberlândia e, segundo o consultor, neste ano, os consumidores estão menos animados que no ano passado para fazer as compras de Natal. De acordo com ele, a última semana que antecede o Natal é a melhor para as vendas do setor, mas desta vez o cenário é diferente.

Para 2021, Márcio tinha estipulado um crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano passado, mas acredita que o aumento chegue a no máximo 7%. Para tentar atrair os clientes, a loja está com horários especiais durante esses dias para atender as pessoas que deixaram as compras para última hora. “Estamos com horário especial desde a segunda semana do mês, atendendo as pessoas até às 21 horas”, informou.

Cicero Feitoza é gerente de uma loja de roupas que fica no Centro de Uberlândia. Conforme dito por ele, as vendas deste ano estão iguais as do ano passado. A expectativa do lojista é de que nesta sexta-feira (24) haja um crescimento de pelo menos 5% no estabelecimento. “Mesmo que as vendas não tenham sido ruins em 2020, esperávamos um aumento de 15% neste ano, mas pelo visto iremos ficar no mesmo patamar do ano passado”, afirmou.

Segundo ele, além do horário estendido desde o início do mês para atender os clientes que precisam de horário alternativo para fazer as compras, a loja investiu em promoção e também reforçou o estoque com a expectativa de que as vendas aumentassem antes da data comemorativa.

Por fim, o gerente comentou que o hábito do brasileiro de deixar as compras para última hora ainda permanece neste ano. “O brasileiro ainda deixa para comprar os presentes de última hora. É impressionante como todo ano temos que estar preparados para os clientes que vão comprar de última hora. Tem aqueles que ainda compram depois do almoço no dia 24”, completou.

Guida Pereira é proprietária de uma loja de roupas no Centro de Uberlândia e, para ela, os reflexos da pandemia ainda atingem a população, sendo assim, as vendas para o Natal são tímidas.“Esse ano está diferenciado por conta da pandemia. O movimento de ‘muvuca’ está bem menor e as compras de presentes ainda estão tímidas”, disse.

A lojista informou ainda que o valor faturado até agora na loja foi menor, se comparado ao mesmo período do ano passado. “Esse ano está pior que ano passado. Em 2020, lucramos em média R$193 mil e, neste ano, R$189. Está mais ou menos 5% abaixo”, informou.

Por fim, Guida informou que, devido às vendas não terem aumentado neste ano, em 2022 ela irá repensar se vai abrir em horário especial durante o fim do ano. “Não está compensando estender o horário durante o mês de dezembro. Já conversei com meu sócio que ano que vem só vou abrir em horário diferente na última semana. Não vou cansar o funcionário para ficar sem vendas”, finalizou.

Horários
As lojas do Centro da cidade ficarão abertas nesta sexta-feira (24) das 9h até às 16h e no sábado (25) estarão fechadas. No Center Shopping o horário de funcionamento na sexta-feira (24) será das 10h às 18h e no sábado (25) o funcionamento será facultativo para alimentação e lazer.

No Uberlândia Shopping o horário de funcionamento na sexta-feira (24) será das 10h às 18h e no sábado (25) o atendimento será facultativo de 12h às 20h. Já nos pátios Sabiá e Vinhedos o funcionamento na sexta-feira (24) será das 10h às 18h e no sábado (25) estará fechado.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90