Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/12/2021 às 11h42min - Atualizada em 21/12/2021 às 11h42min

Hemocentro faz ação para evitar baixa em estoques de sangue no fim do ano

Doações também poderão ser realizadas também nos dias 24 e 31 de dezembro

GABRIELE LEÃO
Órgão faz apelo para que doadores procurem o Hemocentro antes de fazer viagens I Foto: DIVULGAÇÃO/HEMOCENTRO
As comemorações de final de ano já começaram e o clima de contagem regressiva também. Mas, o período de férias pode ser crítico para o Hemocentro de Uberlândia. Isso porque, nesse período, o número de doações é mais baixo e, na contramão, cresce a quantidade de acidentes. Para repor o estoque para os próximos meses, o órgão está promovendo atendimentos especiais nos dias 24 e 31 de dezembro.
 
As doações são indispensáveis não apenas para casos emergenciais, mas também para pacientes que fazem tratamento constante no Hemocentro. É o caso de Sarah Barbosa Pereira, de 36 anos, que há oito anos é atendida pela unidade em Uberlândia.
 
Por conta de uma anemia falciforme, que faz com que os glóbulos vermelhos fiquem deformados e quebrem, a paciente precisa realizar transfusões de sangue a cada três semanas. Em entrevista ao Diário, Sarah, que é natural do estado do Maranhão, disse que já passou por duas cirurgias para colocar uma prótese no quadril e fêmur, por conta de um quadro de necrose causado pela doença e que só foi descoberto no atendimento em Uberlândia.
 
“Quando comecei o tratamento aqui foi uma outra realidade. Além de rápido, consegui o diagnóstico de uma situação que estava se arrastando há anos. Então decidi me mudar para Uberlândia definitivamente”, disse.
 
A paciente contou que por conta da doença, precisou ser afastada do trabalho e que as transfusões são essenciais para o tratamento. “Minha condição não me permite trabalhar, e para recuperar a massa muscular perdida por causa das cirurgias, faço musculação e natação. Meu tipo sanguíneo é O+, e preciso da doação fenotipada, ou seja, do mesmo tipo sanguíneo. Mas, já tive dias de não conseguir a doação por falta de bolsas de sangue. A transfusão é essencial para minha vida e as pessoas precisam saber da importância”, contou.
 
BALANÇO
De acordo com a captadora de doadores do Hemocentro de Uberlândia, Patrícia Fernandes, a meta deste ano foi atingida em 93,9%, mas mesmo com um percentual tão positivo, a rotatividade das bolsas de sangue é grande e aumentam no final do ano.
 
“A bolsa de sangue demora 48h para ser liberada para uso após a captação, além disso, ela tem validade de 42 dias. Mantemos o controle do estoque para atender os 18 municípios, mas os meses de dezembro e janeiro são os mais críticos por causa das viagens. O sangue O-, por exemplo, é o mais essencial nesse período, pois é doador universal e o mais recomendado para atender emergências”, comentou.
 
Para 2022 está previsto o retorno das cirurgias eletivas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Com isso, o número de doações necessárias vai aumentar em 20% em relação aos dois últimos anos.
 
“Durante a pandemia conseguimos manter as doações com campanhas estratégicas e com chamamento de públicos específicos, mas precisamos que a população esteja mais participativa, pois temos muita necessidade em sangues O+ e O-, por exemplo”, completou.
 
A captadora reforça ainda para que os doadores procurem a unidade antes de saírem de férias.
 
DOADORES
O empresário Francis da Fonseca Vitorino é doador de sangue há 25 anos. O comprometimento em ajudar o próximo começou ainda aos 18 e, de uma a três vezes ao ano, ele comparece ao Hemocentro para compartilhar vida com outras pessoas.
 
“Sempre tive essa ideia de ajudar o próximo e a maneira mais rápida é a doação de sangue. Na minha família ninguém nunca precisou, nem eu, mas não sabemos o dia de amanhã. Essa é uma semente que vamos plantando e minha família compartilha essa tradição da doação, pelo menos uma vez ao ano”, comentou.
 
O empresário contou ainda que o filho de 17 anos o acompanha durante a doação e que no próximo ano já está se programando para a primeira doação. “Fico feliz que ele se espelhe nesse ato e que também já tenha essa vontade de por doar vida para outras pessoas, sabemos que há períodos críticos, mas que o pouco que fazemos pode mudar a vida de alguém”, disse.
 
COMO DOAR
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local de doação. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior.

Os vacinados contra a covid-19 podem doar após 48h da imunização, caso seja com Coronavac, e até sete dias para as outras vacinas. Para quem teve a doença, a doação pode ser feita 30 dias após o fim dos sintomas, caso não haja nenhuma sequela, assim como quem teve sintomas gripais. 
 
Caso o doador tenha tido contato com alguém com suspeita de coronavírus, é necessário aguardar até 14 dias, caso não haja sintomas.
 
Durante o mês de dezembro, o Hemocentro de Uberlândia vai receber novos doadores também nos dias 24 e 31/12. Os agendamentos podem ser realizados
pelo site do Hemominas. Mais informações pelo telefone (34) 3088-9200.

VEJA TAMBÉM:
 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90