20/12/2021 às 16h40min - Atualizada em 20/12/2021 às 16h40min

Alimentação saudável para o verão

ESPECIAL PARA O DIÁRIO | CELSO MARTINS
Pixabay
Uma das estações mais esperadas do ano está chegando, e com ela, precisamos de cuidados para manter a saúde e podermos aproveitar com cuidado, segurança e mantendo o nosso bem-estar em dia. Uma das formas de aproveitar o verão de forma segura é cuidando da alimentação, assim, nosso corpo estará sempre preparado para nos fornecer energia e vitalidade.
 
Entretanto, podem surgir muitas dúvidas em nossa mente quanto a como montar uma alimentação saudável para o verão e quais alimentos consumir nesta época tão gostosa do ano. Para te ajudar nesse processo, preparamos um guia prático com algumas dicas para você cuidar da sua saúde através da alimentação no verão.

 
Não fique longos períodos sem se alimentar

Nesta época do ano, é comum que nossa pressão arterial possa ficar um pouco mais baixa que o normal, ocasionando mal-estar, que pode ser acentuado por longos períodos sem ingerir nenhum alimento. Caso seja possível, se alimente em pequenas porções, respeitando a sua fome, de 3 em 3 horas, assim, você irá evitar ter quedas de pressão.

Coma alimentos da estação

Os alimentos da estação oferecem o benefício de serem recém colhidos e novinhos, pela sua safra, e também estarem ricos em nutrientes recém retirados do solo ou do pé. Conheça alguns dos alimentos típicos do verão:
  1. Frutas: Coco verde, figo, fruta do conde, laranja-pera, mamão, nectarina, uva, melancia, maracujá, framboesa, figo, carambola, etc.;
  2. Verduras: Alface, salsa, couve, cebolinha, etc.;
  3. Legumes: Abóbora, abobrinha, pepino, pimentão, beterraba, etc.
Todos estes alimentos ricos em nutrientes mantêm a sua saúde em dia e podem ser usados em saladas, pratos variados e também em sucos detox, que ajudam o seu corpo a se manter hidratado nessa estação de tanto calor e transpiração.

Evite o consumo excessivo de sódio e gorduras, assim como os processados
O sódio é um componente essencial para o funcionamento correto do nosso corpo, pois é um mineral que atua no balanceamento eletrolítico do nosso sangue, entretanto, o seu acúmulo pode causar a temida retenção de líquidos, que pode causar alguns quilos a mais na balança ou dar uma sensação de inchaço na região abdominal, bem como sensação de estufamento.
 
As gorduras têm este mesmo poder, além de, em excesso, elevarem o percentual de colesterol na corrente sanguínea, o que é nocivo à saúde. Logo, evite o consumo excessivo desses nutrientes e tenha uma alimentação mais caseira e natural, com o menor consumo de processados possíveis, pelo bem do seu corpo, e verá bons resultados pela frente.

Mantenha a hidratação em dia
O calor e a transpiração podem deixar o nosso desidratado ao passar do dia, por isso, é de suma importância repor o líquido, com uma ingestão de ao menos 2,5 litros de água ao dia. Esta ingestão pode contar também com água de coco, chás sem açúcar e sucos de fruta (sem adição de açúcar e em pouca quantidade), mas os mesmos não substituem a importância da água).

Invista em alimentos, chás e compostos diuréticos e anti-inflamatórios
Alguns alimentos e compostos ajudam o seu corpo a eliminar toxinas e manter e manter a sua saúde em dia no verão de forma natural, como por exemplo:

Abacaxi: O abacaxi contém propriedades anti-inflamatórias, que atuam diretamente na celulite, que nada mais é do que uma inflamação localizada na pele. O talo, por sua vez, contém a bromelina, que ao se dividir em proteínas grandes, envolvem as células afetadas pela inflamação da celulite e facilitam a eliminação e tratamento da pele.

Chá verde: O tão famoso chá verde, já conhecido por auxiliar o processo de emagrecimento, diminui a aparência das celulites eliminando a retenção de líquidos, aumentando também o gasto energético durante o dia.

Centelha asiática: Esta planta, conhecida também como gotu kola, trabalha na melhora da estrutura da pele, reduzindo os nódulos celulíticos e eliminando a retenção de líquidos, que é um vilão para quem quer diminuir a aparência das celulites, mas também fortalece a parede dos vasos sanguíneos, promovendo uma melhor circulação, essencial para a saúde do corpo, evitando a formação de novas celulites.

Castanhas da índia: As substâncias cumarina e flavonoides são essenciais para promover a castanha da índia como aliada no combate a celulite, pois promovem a ação de proteção dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, além de ser anti-inflamatória.

Ginkgo biloba: O extrato desta planta milenar da China é rico em flavonoides, que melhoram a circulação do sangue a nível macro e micro também, nos vasos capilares, e possui propriedades anti-inflamatórias de alta potência, é antioxidante e elimina a retenção de líquidos.
 
Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia
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