Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/12/2021 às 08h30min - Atualizada em 05/12/2021 às 08h30min

Uberlândia recebe exposições com peças natalinas

Presépios são montados museu municipal, oficina cultural e casa da cultura

DA REDAÇÃO
Exposições são gratuitas e ficam disponíveis até 27 de janeiro/ Foto: DIVULGAÇÃO
Dezembro começou trazendo exposições natalinas para a população de Uberlândia. Com o incentivo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Museu Municipal, a Oficina Cultural e a Casa da Cultura exibem, até o dia 27 de janeiro, presépios de profissionais renomados como Adélia Lima e Hélio Siqueira.

Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, os presépios reforçam a tradição religiosa de contar a história do Menino Jesus, além de expor as manifestações artísticas com seus diferentes olhares e interpretações. “A montagem de presépios natalinos é uma das principais tradições nas festas de final de ano. Em um processo de reinterpretação constante, os presépios artesanais adquirirem expressões particulares, assimilando hábitos e características culturais locais, tais como os aspectos físicos das figuras, das expressões faciais, trajes, das espécies de animais presentes na cena e estas diferenças enriquecem o nosso olhar sobre o Natal e o nascimento de Cristo”, disse a representante da pasta. 

As exposições têm entrada gratuita e a programação pode ser conferida abaixo:

São Francisco e o Presépio – Um aprendizado cultural
A exposição pode ser apreciada na Sala de Exposições Temporárias, no Museu Municipal, localizado na praça Clarimundo Carneiro, 67, no Fundinho. A visitação acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h30.

Presépios Autorais
Esculturas natalinas dos artistas Adélia Lima e Hélio Siqueira. A exposição pode ser prestigiada na Sala Fundinho Cultural 2, na Oficina Cultural, situada na rua Tiradentes, 24, no Fundinho. A visitação é liberada de segunda a sexta, das 12h às 17h ou por agendamento pelo telefone (34) 3231-8608 ou (34) 3214-9889.

Tradições Natalinas – Presépios Populares da América Latina
A exposição apresenta uma seleção de presépios artesanais da coleção particular da arquiteta e professora Marília M. Brasileiro Teixeira Vale. São trabalhos produzidos no Brasil, México, Peru e Bolívia, adquiridos ao longo dos anos, em viagens realizadas a esses países.

O acervo pode ser conferido na Galeria de Arte Geraldo Queiroz, na Casa da Cultura, que fica na praça Coronel Carneiro, 89, no Fundinho. A visitação acontece de segunda à sexta, das 12h às 17h ou por agendamento pelo telefone (34) 3255-8252.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90