Cerca de 20 fiscais vão trabalhar nesta sexta-feira, orientando os consumidores para que não caiam em golpes, além de garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido.
Diversos estabelecimentos comerciais foram visitados pelos fiscais no decorrer do mês para evitar a prática de preços abusivos.Também foi realizado o monitoramento de preços de uma amostra de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas realmente têm o desconto anunciado.
De acordo com o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, nesta sexta, os fiscais vão verificar o valor dos itens comercializados para apurar possíveis maquiagens de preços, certificar se os preços estão visíveis e de acordo com as normas de defesa do consumidor, além de repassar orientações à população. “Queremos garantir que todos façam compras bem sucedidas e sem intercorrências”, ressaltou.
Procon Móvel
A unidade do Procon Móvel estará na praça Tubal Vilela na sexta (26), das 9h às 17h, para atendimento e orientação aos consumidores. A base móvel está equipada com mesas, cadeiras, acesso à internet e computadores. Nesta quinta-feira (25), a van continua no Center Shopping, das 10h às 22h. E na próxima semana, entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro, o serviço ficará no Uberlândia Shopping.
O Procon também vai estar disponível no telefone 151 (segunda a sexta, das 9h às 17h), Zap da Prefeitura (34 99774-0616), pelo faleprocon.uberlandia.mg.gov.br e consumidor.gov.br.
Dicas
– Planeje financeiramente para fazer as compras;
– Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;
– Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;
– Se atente a variação dos preços entre uma empresa e outra;
– Fique atento às opções de parcelamento;
– Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;
– Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou WhatsApp;