Estão abertas as inscrições para a Mostra de Cinema e Educação de Uberlândia. Os interessados devem cadastrar o projeto até o dia 21 de novembro. O objetivo é estimular a produção de materiais audiovisuais, formar cidadãos mais críticos e promover um debate sobre as potencialidades pedagógicas do cinema.
Neste ano, os interessados podem fazer a inscrição gratuita em duas categorias. Uma é voltada para os cineastas de todo o Brasil que produziram filmes de ficção, documentário ou animação e que abordam a temática da educação em espaços formais e informais. Neste caso, as produções podem ter duração máxima de 25 minutos.
Já a segunda categoria é voltada para professores e alunos da educação básica, que tenham elaborado curtas-metragens em contexto escolares com temática livre e com até três minutos de duração.
Todos os filmes inscritos serão avaliados por uma comissão e os vídeos escolhidos serão exibidos na 4ª edição da Mostra de Cinema e Educação de Uberlândia, que acontece entre os dias 6 e 8 de dezembro de forma virtual. Os materiais selecionados serão divulgados no dia 30 de novembro.
Para estimular a produção de filmes entre professores e alunos, em 2018 e 2019 o projeto percorreu 30 escolas da rede pública e ministrou oficinas para mais de 650 estudantes. Neste ano, para atender as regras sanitárias e respeitar o isolamento social, os encontros presenciais foram substituídos pela disponibilização de sete videoaulas, que apresentam os elementos básicos de criação e constituição da linguagem audiovisual.
“Vivemos em uma sociedade que se comunica por imagem e a popularização das redes sociais potencializou o interesse na criação de vídeos. Nosso objetivo é qualificar as pessoas para que elas tenham o conhecimento e para que consigam assumir uma postura mais crítica diante do conteúdo que produzem, recebem e compartilham”, explicou o Cristiano Barbosa, cineasta e idealizador do Trakinagem.
O regulamento completo está disponível e o formulário de inscrição pode ser acessado na página de Facebook da Trakinagem. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected].