Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/10/2021 às 08h00min - Atualizada em 24/10/2021 às 08h00min

Biblioteca Pública de Uberlândia completa 81 anos

Memórias, mudanças e investimentos marcam a história da instituição

DA REDAÇÃO
Biblioteca conta com um acervo com mais de 40 mil livros para empréstimos | PMU/DIVULGAÇÃO
Neste domingo (24), a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira completa 81 anos disponibilizando espaço confortável para estudos, muita literatura e conhecimento por meio de um acervo com mais de 40 mil livros para empréstimos, todos gratuitos à população de Uberlândia.
 
Como homenagem, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou uma programação especial como a gravação de depoimentos de pessoas que cresceram estudando na Biblioteca Municipal e acompanharam toda a evolução do espaço físico, até a mudança de endereço, com a saída do antigo prédio localizado na praça Cícero Macedo, no bairro Fundinho, para um espaço moderno, amplo e acolhedor no Centro Municipal de Cultura (antigo Fórum), localizado no centro da cidade.
 
O documentário comemorando a história octogenária da Biblioteca será disponibilizado na próxima segunda-feira (25), no Cultura em Casa, que está no site da Prefeitura de Uberlândia. Segundo a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, a data é motivo de orgulho para a cidade. “A Biblioteca Municipal é uma instituição importantíssima que auxilia gratuitamente e com qualidade no amparo intelectual do cidadão. Ela exerce um papel social de informação, de conhecimento e de prazer através dos livros e do próprio espaço que acolhe o leitor. São 81 anos marcando a vida e a memória de muitas pessoas e é um legado valoroso para as futuras gerações”, comemorou a secretária.
 
Modernização
A Biblioteca ampliou toda a estrutura para melhorar o atendimento. Hoje, ela conta com espaços para oficinas, palestras, cursos, contação de histórias, exposições, entre outros. O Setor de Referência recebeu novo mobiliário, para ampliar o conforto do usuário que utiliza o espaço para estudo e pesquisa por horas seguidas. O espaço Cultura Digital foi modernizado com novos computadores e notebooks para suporte à pesquisa em bancos de dados online e cursos por meio da parceria com a plataforma Recode.
 
Existe ainda a Sala Incluir, que conta com acervo em Braille e audiolivros, lupa eletrônica, scanner Ledor, monitor tátil e mouse ergonômico, bem como ainda disponibiliza três óculos ORCAM MyEye2, dispositivo de inteligência artificial capaz de oferecer às pessoas com baixa visão a oportunidade de ler qualquer obra do acervo ou o usuário também pode trazer livros de casa para serem lidos no espaço.
 
O serviço de empréstimo das obras literárias conta com a plataforma “Pergamum”,  através do site da Prefeitura, permitindo que o usuário consulte, renove ou reserve online o livro na segurança de seu lar.
 
Já o espaço infanto-juvenil “Vovó Caximbó – Maria Inês Mendonça” leva alegria e diversão ao ambiente, em uma decoração lúdica e interativa, contando com móveis da coleção “Bichos Fantásticos”, especificamente projetados para crianças, além de uma brinquedoteca. “Nós queremos investir nas crianças. Temos brinquedos, uma decoração voltada a elas, bancos de leitura, que você pode sentar, deitar. A ideia é que seja tudo muito leve, muito prático”, disse a secretária.
 
Conheça mais sobre a história da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Pública de Uberlândia foi criada em 24 de outubro de 1940, pelo decreto nº 81, na gestão do prefeito Vasco Giffone. Em 10 de novembro, ocorreu a inauguração na Sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária localizada na avenida João Pinheiro. Desde a sua criação, ocupou vários espaços até ser transferida em 1976 para o prédio reformado da antiga rodoviária.
 
No dia 31 de agosto de 1976, aniversário de Uberlândia, a Biblioteca ganhou um novo nome: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, homenagem especial ao ex-presidente da República. Em abril de 2009, foi publicado no Diário Oficial do Município o Decreto nº 11.632 referente ao tombamento parcial das fachadas do prédio.
 
Em 13 de fevereiro de 2020, a nova Biblioteca Municipal foi entregue à população na inauguração do Centro Municipal de Cultura no antigo prédio do Fórum. Localizada no primeiro piso, assim que chegam, os visitantes são recebidos pela história da telefonia em Uberlândia logo na portaria.


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90