Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/10/2021 às 08h17min - Atualizada em 21/10/2021 às 08h17min

Hemocentro disponibiliza carreta itinerante para doação de sangue em Uberlândia

Ação pretende facilitar acesso das pessoas ao serviço; veículo adaptado ficará disponível no setor sul da cidade a partir de novembro

LORENA BARBOSA
Além de Uberlândia, centro de coleta móvel passa por Uberaba, Juiz de Fora, e a capital, Belo Horizonte | Foto: DIVULGAÇÃO
Uberlândia vai receber em novembro o Hemocentro Itinerante com uma carreta totalmente adaptada para coleta de bolsas de sangue que serão enviadas para o Hemocentro da cidade. A ação visa facilitar o acesso das pessoas ao serviço de doação de sangue e aumentar o estoque da unidade que está baixo.
 
Patrícia Fernandes, captadora do Hemocentro de Uberlândia, explica que houve uma queda considerável na quantidade de agendamentos de doadores em Uberlândia causada pela chegada da chuva. Segundo Patrícia, o Hemocentro não está conseguindo atingir as metas diárias de atendimento, o que deixa os estoques em baixa.
 
“A mudança climática favorece bastante as pessoas deixarem de vir. Eu ainda tenho muitas vagas ociosas no sistema para essa semana”, afirmou. 
 
Os tipos sanguíneos que estão em estado crítico de estoque são o O-, A-. Os tipos O+ e A + também estão em baixa porque são mais utilizados, e é preciso ter um estoque maior. A captadora alerta que até o B +, que costuma ser mais fácil de manter em estoque, hoje está em falta. Para tentar solucionar o problema, os profissionais têm recorrido à convocação de doadores e do serviço itinerante.
 
“Às vezes aquela pessoa que está mais distante tem mais dificuldade de vir ao Hemocentro. O serviço itinerante é para se aproximar mais desse doador. A carreta vem no sentido de complementar a nossa produção. A gente não podia perder a oportunidade”, explicou Fernandes.
 
A carreta vai ficar no Uberlândia Shopping nos dias 10, 11 e 12 de novembro, das 7h40 às 11h40. O atendimento no centro de coleta itinerante vai contar com todos os cuidados e protocolos de segurança que são aplicados no Hemocentro de Uberlândia. O atendimento deve ser agendado pelo site sasbrasil.org.br.hemocentro.
 
O projeto é uma realização da startup social SAS Brasil, com o patrocínio do DPSP, que é a união de duas marcas, Drogarias Pacheco e Drogarias São Paulo. Em Minas Gerais, a carreta passa por Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e a capital, Belo Horizonte. O Hemocentro Itinerante passa também pelos estados do Rio de Janeiro e Goiás, além do Distrito Federal. 
 
ATENDIMENTO NO HEMOCENTRO
Os interessados em contribuir com a doação de sangue também podem realizar o procedimento na unidade do Hemocentro de Uberlândia. O atendimento funciona através de agendamento.
 
Segundo Patrícia Fernandes, um dos problemas na hora da captação de doadores é que a população está tendo dificuldade de se adaptar a essa nova rotina. O que acaba interferindo na otimização do trabalho realizado.
 
“A gente precisa muito que as pessoas incorporem na sua cultura o hábito de fazer agendamento para vir doar. É muito melhor quando acontece tudo dentro da programação. Quando as pessoas agendam e não vem, a gente até tenta colocar outra no lugar que vem sem agendamento. Mas isso tudo vai acumulando no atendimento e gera atrasos”, explicou a profissional de captação.
 
O cadastro é simples e precisa apenas de nome completo, CPF, data de nascimento e telefone. Caso a pessoa queira receber a confirmação, basta colocar também o e-mail. O agendamento é feito pelo app ou site do Hemominas.
 
QUEM PODE DOAR
A triagem básica inicial é estar saudável, pesar no mínimo de 51 quilos e ter a partir de 16 anos. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais.
 
É preciso também levar um documento original com foto, não é aceito cópia ou imagem de celular. O único documento digital aceito é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As orientações completas podem ser consultadas no site do Hemominas.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90