Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/09/2021 às 09h00min - Atualizada em 19/09/2021 às 09h00min

Uberlândia recebe espetáculo da companhia goiana Nu Escuro

Companhia se apresentará neste domingo (19) no canal de Youtube da Trupe de Truões

DA REDAÇÃO
Com 25 anos de estrada, a companhia Nu Escuro chega a Uberlândia para estrear o projeto Dentro do Centro | DIVULGAÇÃO
Neste domingo (19), o canal da Trupe de Truões recebe o espetáculo de teatro de animação da companhia goiana Nu Escuro. Em transmissão online, as duas companhias também irão realizar um bate-papo. O espetáculo está marcado para acontecer às 20h, no canal do Youtube da Trupe de Truões.

Com 25 anos de estrada, a companhia goiana Nu Escuro chega a Uberlândia para estrear o mais recente projeto, Dentro do Centro, uma experiência de circulação online de espetáculos teatrais. Em parceria com a Trupe de Truões, o projeto estreia com o espetáculo Plural, uma montagem dirigida por Izabela Nascente, que será seguida de um bate-papo ao vivo onde a diretora e o dramaturgo Hélio Fróes, da Nu Escuro, recebem Ricardo Augusto, da Trupe de Truões.

“Plural” é a trama de uma menina que, como tantas outras, tem o nome de Maria. Suas primeiras recordações remetem aos seus sete anos, onde se distrai brincando com uma boneca de milho no terreiro de sua casa enquanto sua avó cozinhava no fogão a lenha e lhe falava pela janela. A narrativa segue de memória em memória, do universo rural ao urbano, histórias vividas e sentidas, com seus encantos, medos, violências, coragens e humores. Estas lembranças partem de relatos de familiares dos próprios atores e atrizes do elenco gerando um diálogo entre o factual e a ficção.

Para Izabela Nascente o espetáculo trata da migração de pessoas que moravam no campo para a cidade e todas as violências a que foram submetidas até se adaptarem à nova vida. “O intuito foi retratar as histórias das mulheres que participaram deste processo, salientando a importância na construção da capital do estado de Goiás e de outras cidades do Brasil e também denunciar, de forma poética e reflexiva, o silenciamento destas histórias”, destacou a diretora.

O projeto Dentro do Centro é uma realização através do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, que levará uma programação gratuita com 13 transmissões de espetáculos, além de 4 oficinas. O projeto estreou em Presidente Prudente (SP) e segue para Palmas (TO), Gurupi (TO), Campo Grande (MS), Itajaí (SC), Alagoinhas (BA) e Salvador (BA). Além de Plural, a Nu Escuro apresentará sua mais nova montagem, Barbas, além dos espetáculos, O cabra que matou as cabras e Gato Negro.
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90