Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/09/2021 às 12h32min - Atualizada em 10/09/2021 às 12h32min

Tempo continua seco e com pouca chance de chuva no Triângulo Mineiro

De acordo com climatologista, tempestade prevista para várias cidades de Minas Gerais não deve chegar à região

LORENA BARBOSA
Umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% e a temperatura pode chegar até mesmo a 40ºC I Foto: Arquivo Diário

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade para várias cidades de Minas Gerais. Entretanto, no Triângulo Mineiro, se chegar, será de forma branda. De acordo com o climatologista do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG-UFU), Paulo Cezar Mendes, para a região existe a aproximação de uma frente fria que chega fraca e deve gerar apenas uma nebulosidade. Previsão de chuva abundante mesmo somente para outubro.

 

Neste fim de semana, a tendência é que ocorra algumas pancadas de chuvas em alguns pontos do Triângulo Mineiro, mas não superior a 5 mm. A frente fria prevista pode trazer alguma nebulosidade e poeira. Mas, em geral o tempo continua seco e a umidade relativa do ar baixa. A tempestade prevista pelo INMET deve se concentrar mais no sudeste de Minas Gerais.

O climatologista explicou ainda que o clima seco e altas temperaturas são características climáticas dessa época do ano e o que agravou a situação é o período de estiagem, que chegou mais cedo em 2021. “A última chuva significativa que a gente teve foi em abril, então de lá pra cá não tivemos chuvas abundantes. Estamos vivenciando um longo período de estiagem”, disse Mendes.

 

A próxima semana deve se manter quente e seca. O climatologista explicou ainda que setembro e outubro são os dois meses que registram as temperaturas mais elevadas na região. “Em especial o mês de setembro por ser o mês mais seco. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% e a temperatura pode chegar até mesmo a 40ºC”, alertou o climatologista.

 

A condição do tempo deve mudar somente em outubro, quando estão previstas algumas pancadas de chuvas. Mas, ainda segundo o especialista, só há previsão de precipitações mais abundantes, capazes de mudar a umidade relativa do ar, para a segunda quinzena do próximo mês.

Confira como fica a previsão do tempo em Uberlândia para os próximos dias:

- Sexta (10): mínima de 20ºC e máxima de 36ºC
- Sábado (11): mínima de 20ºC e máxima de 36ºC
- Domingo (12): mínima de 17ºC e máxima de 35ºC

Fonte: Clima Tempo


VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90