Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/08/2021 às 13h00min - Atualizada em 28/08/2021 às 13h00min

Após confirmação de casos da cepa Delta em Uberlândia, UFU envia amostras para novos testes

Amostras foram destinadas ao Ministério da Saúde e passarão por novas avaliações

GABRIELE LEÃO
Minas Gerais registrou 102 amostras de casos prováveis da variante Delta nesta sexta-feira (27) | ROBSON VALVERDE/SES-SC
Minas Gerais registrou 102 amostras de casos prováveis da variante Delta nesta sexta-feira (27), segundo a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Nesta semana, os pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) confirmaram que três amostras testaram positivo para a cepa, sendo duas de um paciente e uma de outro. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) solicitou as amostras ao Município para novos testes.
Até o momento, o saldo de Uberlândia segue com três amostras positivas, mas segundo a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Eva Lídia Arcoverde, o Município foi notificado para que as amostras passassem por uma nova avaliação.

“Para a pesquisa, a UFU utilizou o RNA inferencial e a SES-MG considera caso confirmado apenas das análises realizadas com o sequenciamento do material genético completo, pois existe uma determinação do Ministério da Saúde, por meio de notas técnicas, que confirma se é essa realmente é a cepa Delta”, explicou a coordenadora. 

Ao Diário de Uberlândia, o Ministério da Saúde informou que já recebeu as amostras de Uberlândia e que elas já foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias. 

Nesta quinta-feira (26), o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, através de uma coletiva nas redes sociais, detalhou a situação da pandemia de Covid-19 no estado e afirmou que a variante Delta já está presente em todas as regiões mineiras.

“Dentro das 200 amostras semanais avaliadas, por meio de estudos genômicos, a Delta já aparece na maior parte delas, ou seja, é a variante predominante no estado. Até o momento, já foram identificados 101 casos de Delta, que estão distribuídos, principalmente, nas regiões Centro, Sudeste, Leste do Sul e Noroeste”, informou o secretário.

Precaução deve continuar
Eva Lídia Arcoverde reforçou ainda sobre as medidas de prevenção da população. “A recomendação é que o município faça a investigação epidemiológica e mantenha contato com o paciente para mapear a possível fonte de infecção. Além disso, é realmente necessário que haja o reforço das medidas de prevenção e evitar aglomerações, mesmo com a flexibilização do comércio”, comentou. 

A cepa Delta se dissemina mais facilmente e pode levar a casos graves, mas ainda não há provas de que ela seja diferente das outras variantes. Eva frisou também sobre a importância das duas doses da vacina para a contenção dos números de casos da doença.
“A vacinação é essencial para reduzir os casos graves e a mortalidade, além de continuar mantendo as medidas de isolamento e prevenção. Essa é a maneira mais eficaz de conter o vírus”, completou. 

Para o secretário de Estado de Saúde, Baccheretti, os cuidados sanitários também devem ser mantidos, independente da variante que circula no país. “As medidas de prevenção continuam sendo uso de máscara, manter distanciamento social, realizar frequentemente a higienização das mãos e vacinação com as duas doses. Todas as vacinas se mostraram eficazes com o esquema completo”.

DELTA
Em Uberlândia, as amostras foram coletadas de 23 de julho a 20 de agosto, por exames realizados no HC-UFU. Para a investigação, foram analisadas 28 amostras e três testaram positivo para a cepa. Durante a computação, foi constatado que duas amostras eram do mesmo paciente, ou seja, de 28 amostras, três apontaram a variante, sendo em dois pacientes.


Os pesquisadores ainda informaram que todas as amostras analisadas eram de pacientes positivos para Covid-19. Para a análise, foi utilizado uma tecnologia específica com amostras da sequência da nova cepa. 

O primeiro caso da variante Delta do vírus SARS-CoV-2 foi detectado em outubro do ano passado, na Índia. No Brasil, segundo o balanço mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, no Boletim Epidemiológico Especial 76 do Brasil, foram encontrados 1.050 casos da variante Delta até 14 de agosto.
Estudos divulgados em julho deste ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo instituto britânico Imperial College afirmam que a variante Delta tem transmissibilidade 97% maior do que a cepa original do coronavírus.

TERCEIRA DOSE
O secretário de Estado de Saúde confirmou durante a coletiva que foi aprovado o reforço da terceira dose em todo o país. “Em Minas, daremos início, no próximo mês, à aplicação das doses de reforço nos idosos, acima de 80 anos, e pessoas imunossuprimidas. E, depois, vamos avançando para as idades e grupos vacinados a mais tempo”, disse.

O secretário ressaltou que serão utilizadas três plataformas diferentes, sendo uma da Coronavac, uma da Pfizer e uma da AstraZeneca e Janssen. "Quem completou o esquema vacinal com a CoronaVac, receberá a 3ª dose da Pfizer, Astrazeneca ou Jansen”, explicou.


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90