Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/08/2021 às 08h56min - Atualizada em 19/08/2021 às 08h56min

Exposição traz recortes históricos de Uberlândia

Mostra expõe Capas do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre

DA REDAÇÃO
Exposição também conta com fotografias antigas da cidade | Foto: DIVULGAÇÃO
Em comemoração aos 133 anos da Uberlândia, celebrado no dia 31 de agosto, o Uberlândia Shopping está realizando a mostra “Capas do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre e Recortes Históricos da cidade”, com a contribuição do grupo de Facebook Fotografia de Rua de Uberlândia.
 
A exposição conta com painéis que na frente mostram as 20 capas da publicação semestral Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre, e no verso, fotos antigas da cidade publicadas no grupo do Facebook.
 
O Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre é uma publicação com periodicidade semestral e se propõe a (re)contar histórias de pessoas, acontecimentos e lugares da cidade que despertam a memória afetiva de uberlandenses e uberlandinos. Cada edição teve um artista convidado para fazer a capa e nas páginas internas da publicação sua trajetória foi destacada. Os artistas presentes na exposição são: Terezinha Degani, Assis Guimarães, José Ferreira Neto, Hélvio de Lima, Charles Chaim, Ido Finotti, Lilian Tibery, André Maurício, Geraldo Queiroz, Alexandre França, Elaine Corsi, Hélico Laranjo, Maciej Babinski, Hélio de Lima, Kim Ferreira, Valtênio Espíndola, Thiago Dequete, Rejane Paiva e Henrique Lemes.
 
Na parte de recortes históricos foram selecionadas 30 fotos, apresentadas nos segmentos temáticos de Cultura, Esporte, Saúde, Educação e Arquitetura e Urbanismo. O grupo Fotografia de Rua de Uberlândia surgiu no início da pandemia, por iniciativa do arquiteto Zied Sabbagh, como mero entretenimento em meio ao isolamento social e com o foco apenas na paisagem urbana contemporânea. A proposta acabou alcançando outra dimensão, com seu escopo sendo ampliado também para outras perspectivas como fotos históricas da cidade e, em pouco mais de um ano, o grupo já atingiu mais de 11 mil integrantes.
 
O projeto da mostra foi coordenado pelo comunicador e empresário Celso Machado, idealizador do Almanaque. O projeto conta ainda com a pesquisa de conteúdo e produção do jornalista e produtor cultural Carlos Guimarães Coelho, que também produz as matérias do periódico e é um dos administradores da página virtual Fotografia de Rua de Uberlândia. A programação visual é do publicitário Gilberto Gildo de Oliveira, da Ei Comunicação.
 
Para Celso, a mostra vem celebrar um marco do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre, com o desejo de aproximar-se mais dos leitores. “É uma honra levarmos ao público as capas colecionadas ao longo de 10 anos. Essa exposição foi a maneira encontrada para celebrar uma década de Almanaque e também o aniversário de nossa cidade. São artistas grandiosos estampando a publicação e procuramos, com bons conteúdos, fazer jus a cada um deles”, disse Celso Machado.
 
A exposição permanece aberta até o dia 5 de setembro e está localizada no 1º piso do Uberlândia Shopping, em frente à Pernambucanas.
 
SERVIÇO
Exposição: Capas do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre e Recortes Históricos da cidade
Período: 12 de agosto a 5 de setembro de 2021
Horário: de funcionamento do shopping
Local: Piso 1 – em frente à Pernambucanas
Estacionamento gratuito
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90