Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/07/2021 às 07h20min - Atualizada em 21/07/2021 às 07h20min

Festival retorna com o tema “Nos desafios de um novo tempo”

Evento terá mostras infantil, amadora e profissional; inscrições começam no dia 26 de julho

DA REDAÇÃO
Festival de Dança do Triângulo terá realização da 28ª edição | Secom/PMU
Após um ano sem execução, por causa da pandemia da covid-19, o Festival de Dança do Triângulo está de volta em sua 28ª edição e as inscrições já estão abertas. Adaptado para a nova realidade, o evento vai ser transmitido pela internet. O cadastro dos artistas e grupos que têm interesse em se apresentar no festival é feito no site da Prefeitura de Uberlândia e está aberto entre os dias 26 de julho e 20 de agosto.

Neste ano de 2021 o festival retorna com o tema “Nos desafios de um novo tempo”, inspirado principalmente pelo período de pandemia, que acabou obrigando muitos setores da sociedade, sobretudo a classe artística, a se reinventar. “A pandemia é parte dessa mudança. Toda a sociedade tem passado por transformações constantes e este período crítico que vivemos acelerou esse processo. Com o mundo mudando desta forma, o festival também está vivendo esse desafio de se adaptar às tecnologias e novas maneiras de propagar a arte”, afirmou a coordenadora do festival, Ananda da Costa Viana.

O evento vai contar com a Mostra Infantil, para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos, a Mostra Amadora, podendo ter inscritos a partir de 12 anos, a Mostra Profissional, para pessoas a partir de 14 anos, a Mostra de Dança e Tecnologia, Mostra de Espetáculo e as Oficinas. No momento da inscrição algumas categorias terão a opção de escolher entre a modalidade competitiva ou não competitiva. As premiações vão variar de R$ 4.000 a R$ 500 para aqueles que estiverem inscritos nas modalidades competitivas.

Para a inscrição é necessário o preenchimento de um formulário on-line na plataforma Google Forms, além do envio da documentação exigida e do vídeo do trabalho inscrito. Vale lembrar que os vídeos enviados que forem selecionados serão os mesmos exibidos durante o festival. O inscrito precisa ficar atento ao edital, já que existe uma série de exigências, como o uso de máscaras, além de requerimentos técnicos ligados ao formato, tratamento e tamanho dos vídeos inscritos.

O Festival de Dança do Triângulo teve a sua primeira edição em 1987. A Secretaria de Cultura de Uberlândia assumiu a organização do evento a partir da terceira. No ano de 2020 o evento precisou ficar parado por causa da crise do coronavírus em todo o mundo.

PALCOS LIVRES ON-LINE
Em edições anteriores, os Palcos Livres eram apresentações que aconteciam em locais espalhados pela cidade, de maneira a antecipar e promover o Festival Dança do Triângulo. Com a impossibilidade de eventos presenciais e a adaptação para o meio online, os Palcos Livres também serão virtuais. Em 2021 estas apresentações vão acontecer nos dias 10, 17, 24 e 31 de outubro. Para esta modalidade, a inscrição é livre e pode ser feita entre os dias 26 de julho e 30 setembro e sem processo de seleção.

OFICINAS
Durante o período de exibição do festival, serão ministradas 13 oficinas e uma roda de conversa. Todas elas serão gratuitas, online pela plataforma Zoom, e feitas por representantes dos grupos que vão se apresentar na abertura e encerramento do evento, por selecionados na Mostra de Espetáculo, jurados, especialistas que vão participar da seleção e um crítico de dança.
 
SERVIÇO
Todas as etapas do Festival serão transmitidas no Youtube da Prefeitura de Uberlândia, na Playlist “Festival de Dança do Triângulo”. As inscrições poderão ser feitas pelo site da prefeitura, de 26 de julho a 20 de agosto.
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90