Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/07/2021 às 17h58min - Atualizada em 05/07/2021 às 17h58min

Primeiro emprego: 5 dicas para quem está enfrentando esse desafio

Conquistar o primeiro emprego nunca pareceu tão desafiante quanto nos dias hoje

CELSO MARTINS | ESPECIAL PARA O DIÁRIO
Primeiro Emprego / Imagem: Divulgação
Com o declínio da atividade econômica nacional e com o crescimento dos índices de desemprego agravados pela crise política atual e pela crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, a população mais jovem acaba encontrando maiores dificuldades no momento de conseguir seu primeiro trabalho.

Segundo o IBGE, em 2020, a taxa de desemprego para jovens entre 18 a 24 anos ficou em 29,8%, um crescimento de 6 pontos em relação a 2019. Já para o grupo de 14 a 17 anos, acolhidos por leis específicas de trabalho, como programas de preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, o índice ficou em 42,7%.

A falta de experiência somada à insegurança e ao número limitado de vagas colocam o jovem candidato em desvantagem no momento de competir com quem já está no mercado. Diante dessas informações, separamos cinco dicas para ajudar jovens que estão procurando o primeiro emprego.
 
5 dicas para quem está enfrentando esse desafio
Sabemos que conquistar o primeiro emprego é um marco importante na vida de qualquer pessoa, é uma experiência que traz consigo a oportunidade de amadurecimento pessoal e independência financeira. Além disso, a procura em si é desafiante para aqueles que estão começando sua jornada no mundo do trabalho, mas saiba que que nem tudo precisa ser tão complicado assim, continue lendo e veja como conquistar sua primeira vaga de emprego.

Esteja qualificado para a vaga
É um erro comum acreditar que as empresas só estão interessadas em pessoas aptas e que já possuem experiência. Estar qualificado não diz respeito apenas a isso, e sua qualificação pode vir de cursos e outras atividades, mostre-se ativo!
Especialize-se através de cursos, aprenda novos idiomas e faça trabalho voluntário. Esses detalhes tornam-se um diferencial no seu currículo, pois mesmo sendo jovem, é importante que você demonstre estar se preparando para o mercado de trabalho.

Capriche no currículo
É muito importante apresentar um bom currículo. Você pode ter a impressão que não há muitas experiências para colocar lá, mas conforme for preenchendo, vai perceber como sua escolaridade e as atividades extracurriculares são valiosas. Você também pode aproveitar essas dicas sobre currículo para iniciante.

Aproveitem todas oportunidades
Uma realidade dura é que as primeiras oportunidades que aparecerão podem não ser o emprego dos seus sonhos. Contudo, para alcançar seus objetivos, você precisa começar de algum lugar e ir ganhando experiência aos poucos.
Por isso, pense no seu currículo, pois ter experiência em algo da sua área fará toda a diferença quando for procurar um emprego melhor.

Seja como os Millennials: Abuse do LinkedIn
Bem, nós, Millennials, podemos até parecer velhos, chatos e reclamões para vocês jovens, mas aprendemos a explorar todas as oportunidades de rede social importante para quem quer se posicionar dentro do mercado de trabalho.
Muitos recrutadores usam essa rede social em busca de candidatos com perfil ideal para suas empresas. Se você não conhece essa ferramenta importante de busca de vagas, chegou a hora de conhecer!
 
Além disso, existem muitas ferramentas online que podem ajudar na procura do primeiro emprego. Também fique de olho em sites de vagas, pesquise no Google e em outros buscadores. Use tudo o que puder a seu favor!

Inserção de jovens no mercado de trabalho
Tanto o governo, quanto algumas iniciativas privadas, têm programas específicos para inserção de jovens no mercado de trabalho, fique sempre atento a notícias sobre oportunidades.
 
Informe-se sobre o Jovem Aprendiz ou Aprendiz Legal, além de vagas de estágio no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), são ótimos meios para conquistar a tão desejada primeira vaga!


Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90