Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/06/2021 às 10h27min - Atualizada em 30/06/2021 às 10h27min

Tudo o que você precisa saber sobre o amendoim

PUBLIEDITORIAL
Existem muitos alimentos que conseguem trazer inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente. O amendoim é um deles. Essa leguminosa encontrada em mercados e lojas de produtos naturais caiu no gosto do brasileiro e tem sido usada no preparo de receitas, com o objetivo de ganhar massa magra, emagrecer ou até mesmo manter a dieta em dia. 
 
Nos próximos parágrafos, a gente vai entender melhor quais são os benefícios do amendoim, assim como os malefícios caso ele seja consumido em excesso. Continue lendo para saber mais!
 
Benefícios de comer amendoim
O consumo regular e controlado de amendoim e seus derivados como a manteiga e a farinha de amendoim, por exemplo, pode trazer alguns benefícios interessantes para o organismo. Vamos conhecê-los em mais detalhes logo abaixo. 
 
Contribui para a perda de peso
Se você luta contra o excesso de peso e está sempre em busca de novas formas de emagrecer, saiba que o amendoim pode te ajudar nesse problema. Por ser rico em gorduras, proteínas, carboidratos e ainda ter uma elevada quantidade de fibras, ele acaba estimulando a saciedade e evitando que você vá até a geladeira ao longo do dia para "beliscar" algo. 
 
Possui propriedades antioxidantes 
Os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano. Uma forma de combater esse processo é por meio de exercícios físicos e o consumo de alimentos com propriedades antioxidantes. O amendoim é um desses alimentos, pois é rico em vitamina E que é conhecida por combater os radicais livres. Quando ele é torrado de forma correta, a concentração de polifenóis (uma substância antioxidante) chega até 22%, aumentando ainda mais a ação antioxidante deste alimento. 
 
Fortalece os músculos 
Precisamos dos nossos músculos para fazer atividades básicas como agachar, levantar pesos, mover objetos e por isso que eles precisam estar fortes para que esses movimentos sejam mais naturais e fáceis de serem realizados. A explicação está na vitamina E que aumenta a resistência dos músculos, permitindo que eles cresçam mais, principalmente no pós-treino. 
 
Contraindicações do amendoim
Apesar de ser rico em benefícios para o corpo humano, o amendoim, infelizmente, pode causar efeitos colaterais quando for consumido da forma errada. Poucos sabem, mas essa leguminosa possui uma micotoxina conhecida como aflatoxina.
Quando consumido em baixas quantidades e em períodos espaçados de tempo, ela não possui potencial para causar nenhum mal para o organismo. 
 
No entanto, o seu consumo excessivo e prolongado pode levar ao aparecimento de espinhas, acne e oleosidade nos cabelos, podendo causar alergias respiratórias. Portanto, é recomendado consultar um profissional de saúde antes de consumir esse alimento. 
 


Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90