Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/06/2021 às 10h40min - Atualizada em 11/06/2021 às 10h40min

EMCANTAR lança filme inédito sobre Congado e Folia de Reis

Lançamento marca o início das comemorações de 25 anos do grupo

DA REDAÇÃO
Filme foi produzido com imagens de 14 ternos de Congado e quatro companhias de Folias de Reis I Foto: Divulgação
Como forma de comemorar seus 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR lança no próximo dia 18 de junho o documentário inédito “Arraial da Ventania, do Congado e das Folias”. O filme será exibido às 19h no Canal do Youtube EMCANTAR.
 
Durante o mês de abril de 2021, a equipe de produção do documentário, dirigido pelo cineasta Yuji Kodato, realizou filmagens com 14 ternos de Congado e quatro companhias de Folias de Reis. O resultado que todos vão poder conferir na internet é uma bela obra cinematográfica documental de curta metragem, permeada de cantoria, história, tradição e fé, com depoimentos que revelam a origem e a trajetória desses grupos na cidade de Araguari, sua estrutura enquanto irmandades, entre tantas outras coisas.
 
O lançamento do documentário destaca também a atuação da Cia. Cultural EMCANTAR como Ponto de Cultura da Rede Cultura Viva, e marca sua presença na sociedade com ações de valorização da cultura local, no momento em que completa 25 anos.
 
“O lançamento do documentário marca o início das comemorações de 25 anos do EMCANTAR e tem o intuito de mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus para o setor de cultura na região, valorizando as tradições populares, colaborando de forma emergencial com famílias de baixa-renda, e auxiliando os grupos para a retomada pós-pandemia”, diz Marco Aurélio Querubim, fundador e diretor da Cia. Cultural EMCANTAR.
 
No ano de 2020, não houve festa do Congado em função da pandemia, o que prejudicou os grupos, seus integrantes e famílias. Da mesma forma, o período de janeiro de 2021, no qual as Folias de Reis possuem maior atividade, foi marcado pelas medidas de precaução ao covid-19.
 
O documentário, cujo conteúdo é livre e gratuito, foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Associação de Congados, Moçambiques e Catupés e com a Associação de Folias de Reis de Araguari, garantindo assim também a continuidade das políticas culturais. Durante as gravações foram tomadas as medidas de prevenção ao coronavírus.
                                      
Serviço:
O quê: Lançamento Documentário “Arraial da Ventania, do Congado e das Folias”
Onde: Canal do Youtube EMCANTAR
Quando: 18/06/2021 às 19h


VEJA TAMBÉM:
Coleta seletiva avança para bairros Jardim Brasília e São José em Uberlândia
Temperatura mais baixa deve permanecer durante o fim de semana em Uberlândia 


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90