Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/05/2021 às 15h25min - Atualizada em 25/05/2021 às 15h25min

Segunda etapa da vacinação contra Influenza segue até dia 8 de junho em Uberlândia

Idosos com mais de 60 anos e professores devem buscar salas de vacina; número de vacinados até o momento está abaixo do esperado pelo município

DA REDAÇÃO
Vacina da gripe na rede pública é trivalente | Foto: PMU/Divulgação

Para minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza, as pessoas que fazem parte do grupo de risco devem garantir a dose da vacina, que está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. Nesta segunda etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, são contemplados os idosos com mais de 60 anos e professores.
 

A segunda etapa da vacinação acontecerá até o dia 8 junho. Até o momento, 15.800 idosos e 2.200 professores já foram vacinados. O número está abaixo do esperado, por isso a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira, reforça a importância da vacinação.
 

“Passamos dos 10 dias do início da segunda etapa e estamos abaixo dos 25% da meta para estes grupos. As pessoas dos grupos prioritários precisam entender que a gripe pode levar à internação e ao óbito. Como existe vacina, não podemos permitir que ocorram internações por esses tipos de gripe, já que isso também impacta em um aumento na demanda de leitos na rede”, explicou a coordenadora.
 

A vacina da gripe na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacinação ocorre nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), das 7h30 às 16h30, das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins e Planalto, das 8h às 20h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 18h30. As UBSs dos bairros Tocantins e Brasil têm horário estendido, atendendo das 8h às 20h. Devido à pandemia, todas as medidas de prevenção à transmissão de doenças são adotadas para garantir a segurança da comunidade.
 

Iniciada em 12 de abril, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza atendeu, na primeira etapa, crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), grávidas em qualquer idade gestacional, mulheres no pós-parto e trabalhadores de saúde. A terceira etapa será de 9 de junho a 9 de julho para outros grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, força de segurança e salvamento, caminhoneiros, entre outros.
 

Neste ano, a imunização contra a gripe coincide com a vacinação contra a Covid-19. Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, devido à gravidade das complicações provocadas pelo novo coronavírus, a administração da vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada em quem faz parte do grupo prioritário e ainda não recebeu as doses.
 

“Estamos com a vacinação da gripe e da Covid-19 em andamento. Portanto, vamos priorizar a proteção contra a Covid-19 e agendar a da gripe posteriormente, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, reforçou Claubia Oliveira.


VEJA TAMBÉM:

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90