Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/05/2021 às 09h00min - Atualizada em 07/05/2021 às 09h00min

Prefeitura libera cadastro para vacinação de pessoas com comorbidades em Uberlândia

Gestantes e puérperas, que não têm doenças pré-existentes, também já podem fazer o cadastro; confira quais comorbidades estão incluídas no plano de vacinação

DA REDAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde liberou, na manhã desta sexta-feira (7), o cadastro de pessoas com comorbidades para receber a vacina contra a Covid-19 em Uberlândia. Gestantes e puérperas, que não têm doenças pré-existentes, também já podem fazer o cadastro. O agendamento deve ser feito pelo site da Prefeitura de Uberlândia.
 

Poderão fazer o cadastro pessoas com idade entre 18 e 59 anos com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal grave, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares graves, indivíduos transplantados de órgão sólido (rim, fígado, pâncreas, etc), anemia falciforme, câncer (em tratamento e com liberação médica) e obesidade grave, entre outros. A lista completa pode ser acessada aqui
 

O portador dessas comorbidades deverá anexar no momento do cadastro um atestado médico confirmando a condição de saúde. O modelo do atestado será disponibilizado no Portal da Prefeitura para que a pessoa preencha as informações. O atestado também deverá conter a Classificação Internacional de Doenças (CID), assinatura e carimbo do médico responsável.
 

Ainda de acordo com a SMS, para quem é atendido na rede municipal, haverá um cruzamento de dados entre as informações fornecidas na hora do cadastro com o prontuário eletrônico municipal. No entanto, é fundamental verificar se o cadastro foi confirmado. Caso não seja, será necessário anexar o atestado médico. 
 

Devido ao cenário atual de limitação de doses das vacinas produzidas pelos laboratórios e que chegam de forma escalonada aos municípios, o Ministério da Saúde determinou na Nota Técnica nº 457/2021 os critérios de priorização para a vacinação dos grupos com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas. Os contemplados serão divididos em dois grupos. Confira na tabela abaixo:

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90