Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/04/2021 às 12h30min - Atualizada em 25/04/2021 às 12h30min

UFU reinicia ano letivo de 2020 e divulga calendário de aulas até 2022

Devido à pandemia, instituição reiniciou primeiro semestre de 2020 em 1º de março de 2021; aulas seguem remotas e, agora, são obrigatórias

BRUNA MERLIN
UFU projeta iniciar segundo semestre letivo de 2021 em 2 de maio de 2022 I Foto: Foto: Milton Santos/Comunica UFU
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou um novo calendário de aulas com um cronograma que vai até o ano de 2022. O objetivo é repor o ensino perdido em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.

No ano passado, a instituição iniciou a aplicação do ensino remoto para atividades teóricas dos cursos de graduação. Mesmo com a adesão dos alunos e professores ter sido positiva e satisfatória, a estratégia era facultativa, sendo assim, os estudantes e docentes não eram obrigados a participarem das aulas online.

“Houve um déficit de ensino que precisa ser reposto. Devido a isso, já iniciamos esse planejamento”, disse a pró-reitora de Graduação da UFU, Kárem Ribeiro.

Ainda conforme a pró-reitora, o ano letivo de 2020 foi reiniciado em 2021. No dia 1º de março deste ano, a instituição deu início ao primeiro semestre do ano passado. As aulas continuam sendo realizadas de forma remota, exceto para os cursos da área da saúde, que têm uma regulamentação federal própria que permite as atividades presenciais essenciais. Contudo, desta vez, a participação nas aulas é obrigatória.
“Se o aluno não participar das aulas neste ano ele poderá ser reprovado no semestre. A participação é obrigatória e será monitorada”, complementou.

A expectativa é de que o segundo semestre de 2020 comece em 12 de julho de 2021. Em seguida, em 29 de novembro de 2021, a intenção é iniciar o primeiro semestre de 2021 que precisou ser adiado.

Já em relação ao segundo semestre de 2021, o objetivo é que ele seja iniciado em 2 de maio de 2022. Depois disso, a instituição dará continuação ao ano letivo de 2022.

Kárem Ribeiro ressaltou ainda que não há uma previsão para a volta das aulas presenciais pois as atividades dependem de como o cenário da pandemia estará nos próximos meses. Entretanto, a pró-reitora de Graduação adiantou que, caso a universidade seja liberada para atividades presenciais, a intenção é começar com um sistema híbrido, ou seja, tanto à distância quanto presencial.

“Quando for liberado, queremos voltar aos poucos para poder sentir como será a adaptação. Mas, ainda não existe uma data estabelecida de quando isso vai acontecer. Dependemos de decretos municipais, estaduais e federais, além das próprias decisões do Comitê da UFU”, reforçou.

VESTIBULAR E ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
A pró-reitora de Graduação da UFU, Kárem Ribeiro, adiantou também que já existe uma data pré-definida para o Vestibular 2021. O exame está pré-agendado para acontecer nos dias 28 e 29 de agosto deste ano, mas as datas ainda precisam ser aprovadas pelo Conselho de Graduação (Congrad).

Outro ponto que ainda depende do cenário da pandemia nos próximos meses e dos decretos de segurança pública é se o vestibular será aplicado de forma presencial ou não. “Ainda não existe essa confirmação. Mas, caso seja possível aplicar o exame na instituição, todas as normas de segurança e higiene serão respeitadas nos campi”, explicou.

Por fim, Kárem Ribeiro informou que as atividades extracurriculares, como pesquisas, projetos internos e externos, continuam sendo realizadas. De acordo com ela, a maioria das atividades podem ser ministradas e aplicadas de forma remota, sendo assim, elas não pararam.

 
VEJA TAMBÉM:
UFU está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90