Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/04/2021 às 12h00min - Atualizada em 23/04/2021 às 12h00min

Prefeitura vai iniciar obras de construção do viaduto da avenida dos Municípios em Uberlândia

Com o início dos trabalhos a partir de segunda (26), Settran reorganizará trânsito na região para garantir trafegabilidade

DA REDAÇÃO
Settran reorganizará trânsito na região para garantir trafegabilidade | Foto: PMU/Divulgação

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, autorizou o início da construção, a partir da próxima segunda-feira (26), do viaduto da avenida dos Municípios sobre a avenida Rondon Pacheco. A obra, que ligará os bairros Patrimônio e Tabajaras, beneficiará diretamente mais de dez bairros e 70 mil veículos que passam pelo local diariamente, servindo como importante elo entre as regiões central e sul da cidade. A construção faz parte do programa Uberlândia Integrada I.
 

Empresa licitada, a Grada Construtora LTDA ficará responsável pelas obras e a fiscalização dos trabalhos será realizada pela Secretaria Municipal de Obras. O contrato no valor de aproximadamente R$ 7 milhões será financiado pelo Ministério das Cidades por meio do Pró-Transportes, retomado recentemente no âmbito do Uberlândia Integrada I. O recurso é de caráter vinculado, ou seja, só está autorizado a ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.
 

“Sabemos da demanda que existe naquela região para que o tráfego fosse melhorado e a situação será resolvida. Além de retirar o gargalo criado pelo fluxo de veículos naquele cruzamento, o ganho no tempo de viagem para quem passa pelo local, principalmente com o transporte público, será muito importante”, disse o prefeito Odelmo Leão.
 

ESTRUTURA

O viaduto, com cerca de 215 m e quatro faixas de rolamento (duas para cada sentido da via), será erguido na avenida dos Municípios, entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio. Finalizada, a obra proporcionará maior fluidez para quem passa por aquele trecho diariamente, com transposição direta sobre a avenida Rondon Pacheco. Melhoria que beneficia diretamente as seis linhas do transporte público que passam pelo local todos os dias, transportando cerca de 25 mil passageiros (período anterior à pandemia).
 

“Como todo o grande benefício, teremos algumas situações que serão necessárias durante o período de obras. Por isso, organizamos todo o trânsito naquela região e pedimos para que os condutores respeitem a sinalização e trafeguem pelo entorno com paciência”, afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Divonei Gonçalves.

 

Confira as alterações necessárias no trânsito na região durante o período de obras:

- A rua da Carioca terá sentido único a partir da avenida Afrânio Rodrigues da Cunha até a rua Tenente Rafael de Freitas
 

- A rua Icaraí terá sentido único a partir da rua Tenente Rafael de Freitas até a avenida Afrânio Rodrigues da Cunha
 

- Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Praia Clube – Prefeitura de Uberlândia para acessar o bairro Copacabana: vire à direita na rua Icaraí e à esquerda na rua Virgílio Melo Franco, e novamente à esquerda na rua da Carioca, atravessando pela Rondon pelo semáforo
 

- Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Prefeitura de Uberlândia – Praia Clube para acessar o bairro Tabajaras: vire à direita na rua Botafogo, à direita na rua Triângulo Mineiro e novamente à direita na rua Icaraí, atravessando a Rondon pelo semáforo
 

- Tráfego na avenida Afrânio Rodrigues da Cunha para acessar o bairro Copacabana: acesse a rua da Carioca por meio da rua Fernando Costa.
 

- O trânsito na Avenida Rondon Pacheco, nas proximidades do cruzamento com a avenida dos Municípios, ficará restrito a três faixas de sentido.


VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90