Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/04/2021 às 13h00min - Atualizada em 04/04/2021 às 13h00min

EMCANTAR Social lança livro de pequenos escritores

Publicação é fruto do trabalho coletivo de crianças e adolescentes de 8 a 14 anos

DA REDAÇÃO
Lançamento contou com lives transmitidas pelo canal do YouTube do EMCANTAR | Foto: DIVULGAÇÃO/ARIANE FERNANDES
O EMCANTAR Social em Uberlândia lançou na última semana o livro virtual Ideias Incontidas - VI, que é fruto do trabalho coletivo de crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Recheado de prosa, poesia, fotos e ilustrações, a publicação no formato digital pode ser baixada gratuitamente no site do EMCANTAR.
 
A versão impressa também será distribuída gratuitamente a escolas e instituições afins. O processo de criação e produção do livro teve início no formato presencial em fevereiro de 2020 em Uberlândia (MG), mas em função da pandemia precisou ser adaptado para o formato online.
 
Este é o sexto livro deste projeto que ganhou destaque internacional em dezembro de 2020 no 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que Transformam, realizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), com coordenação do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS), Instituto Singularidade, Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) no Brasil, Movimento Futuro e Mori Educação, e apoio do CLAYSS e da Rede Iberoamericana de Aprendizagem-Serviço.
 
A premiação teve como objetivo disseminar o conceito de Aprendizagem Solidária no Brasil, a partir do mapeamento de boas práticas no território brasileiro, de seu reconhecimento e valorização, para que possam inspirar outras iniciativas que envolvam crianças, adolescentes, jovens e adultos em projetos/experiências de intervenção nas comunidades/territórios, bem como promover a articulação e a troca de saberes entre os diversos atores envolvidos.
 
“A proposta do projeto Ideias Incontidas é aproximar a literatura das crianças e adolescentes, ressignificando-a como algo próximo, atrativo, divertido, buscando não só o desenvolvimento da escrita na formação, mas a aquisição do gosto pela leitura e pela criação literária. Ao mesmo tempo, o processo de criação e publicação de um livro gera a oportunidade de dar voz aos participantes na sociedade. Neste último lançamento, encontramos inclusive textos que descrevem o novo cenário de pandemia e a experiência do isolamento social na visão dessas crianças e adolescentes”, disse a coordenadora do EMCANTAR Social, Ana Lopez.
 
Para Evellyn Araújo Garcia, aluna do projeto Ideias Incontidas, além do processo de criação e produção do livro, a participação no evento virtual de lançamento do trabalho foi uma experiência inesquecível. “É um orgulho imenso estar fazendo parte desse momento. Eu estava ansiosa para ver o poema que eu escrevi e ler os textos dos meus colegas nesse livro. O mais incrível foi esse lançamento ser ao vivo e pelo Youtube com a participação de todos, inclusive da Mel que entrou cantando na live. É muito bom ver o quanto aprendemos durante as oficinas para chegar nesse resultado”, afirmou.
 
Conduzido pelos arte-educadores do projeto Rafael Michalichem e Érika Moraes, o lançamento foi dividido em três lives transmitidas pelo canal do YouTube do EMCANTAR, sendo duas delas destinadas a alunos de escolas públicas, e uma aberta à comunidade.
 
Além de falarem um pouco sobre o processo de produção literária no contexto digital e de isolamento social, houve apresentações de obras do livro por meio de declamações, contação de história e intervenções artísticas, depoimentos de participantes e ainda apresentação artística do violeiro, cantador e compositor, Luiz Salgado.
 
O projeto Ideias Incontidas tem como foco a realização de um processo de formação cultural fundado na experiência e criação literária sendo um de seus resultados a produção de um livro com os textos criados pelos alunos. Esse projeto é realizado pelo EMCANTAR Social, frente social da Cia Cultural EMCANTAR, patrocínio do Instituto Algar, em parceria com Programa Transforma e executado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 

VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90