Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/03/2021 às 16h40min - Atualizada em 31/03/2021 às 16h40min

Campanha de Vacinação contra a gripe vai começar no dia 12 de abril

Cronograma de imunização foi divido em três etapas, sendo a primeira para crianças, gestantes e mulheres no pós-parto; Uberlândia realizará 1ª fase nas unidades básicas

DA REDAÇÃO
Vacinação que imuniza a população contra a gripe na rede pública é trivalente I Foto: Secom/PMU
Para minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza, principalmente no inverno, quando as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratório-viral, começa no dia 12 de abril a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. O período de imunização será de 12 de abril a 9 de julho. 

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a campanha será dividida em três etapas. Na primeira, que acontecerá de 12 de abril a 10 de maio, poderão vacinar as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), grávidas em qualquer idade gestacional, mulheres no pós-parto e trabalhadores de saúde. De 11 de maio a 8 de agosto, será a vez dos idosos com mais de 60 anos e os professores de receber a doses. A terceira etapa será de 9 de junho a 9 de julho para outros grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, entre outros. 
 
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza acontecerá em todas as salas de vacinas da rede municipal de saúde. Devido à situação da pandemia, todas as medidas de prevenção à transmissão de doenças serão adotadas para garantir a segurança da comunidade. 

Neste ano, a imunização contra a gripe coincidirá com a vacinação contra a Covid-19. Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, devido à gravidade das complicações provocadas pelo novo coronavírus, a administração da vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada em quem faz parte do grupo prioritário e ainda não recebeu as doses. “Quando começar a vacinação contra a gripe ainda estaremos vacinando os idosos e trabalhadores da saúde contra a Covid-19. Portanto, vamos priorizar essa proteção e agendar a da gripe posteriormente, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.

Além do mais, a possibilidade da circulação dos vírus influenza e do SARS-CoV-2 (Covid-19) reforça desta vez a importância da prevenção, conforme destaca a coordenadora, Cláubia Oliveira.  “A vacinação contra a Influenza reduz as chances de desenvolver formas graves da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas nas unidades de saúde. Com isso, alivia a sobrecarga no sistema de saúde durante a pandemia”.

A INFLUENZA
Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Se não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco.

Assim como no caso da Covid-19, a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.



VEJA TAMBÉM:
Idosos de 70 e 71 anos serão vacinados nesta quarta (31) em Uberlândia


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90