Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/03/2021 às 20h15min - Atualizada em 30/03/2021 às 20h15min

Ex-reitor da UFU Juarez Altafin morre aos 99 anos

Altafin estava internado em um hospital particular de Uberlândia para tratamento de Covid-19

DA REDAÇÃO
Em 2013 Juarez Altafin recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFU I Foto: Milton Santos
O ex-reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Juarez Altafin morreu, nesta terça-feira (30), vítima da Covid-19. Com 99 anos de idade, Altafin estava internado em um hospital particular em Uberlândia. O corpo será transladado para a cidade de Estrela do Sul (MG), onde ele residia. O enterro será nesta quarta-feira (31).

Mineiro de Uberlândia, Juarez Altafin nasceu em 1922 e se formou na então Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, em 1949. Foi Promotor de Justiça em Estrela do Sul e Cabo Verde, municípios de Minas Gerais; Juiz de Direito nas comarcas de Cabo Verde, Monte Alegre de Minas e Prata (MG) e Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho, de Uberlândia (Poder Judiciário da União). Juarez Altafin também foi Desembargador Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (aposentado em 1977).

Na Universidade, lecionou na área de Direito, foi Diretor de Faculdade, vice-reitor e o primeiro reitor (1971-1975) da então Universidade de Uberlândia, a UnU, que deu origem à UFU. Em 1992, se aposentou.

Como escritor, a partir de 1980, publicou 12 obras que abordam, principalmente, temas do Direito e da Educação. Entre elas, o livro “O Cristianismo e a Constituição”, referência na área jurídica.

Em 1981 recebeu, do Ministério da Agricultura, o título de “Produtor Modelo”, pelo seu desempenho no setor agropecuário. O ex-reitor foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP/UFU, órgão que ajudou a fundar.

No dia 26 de julho de 2013 Juarez Altafin recebeu, da UFU, o título de Doutor Honoris Causa. Conforme o estatuto da Universidade o título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol da cultura, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Ao saber do falecimento do ex-reitor, o atual reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, emitiu uma Portaria declarando Luto Oficial de três dias na universidade e deu um depoimento sobre o ex-reitor.

"Nós perdemos hoje o professor Juarez Altafin, uma referência para as novas gerações. Um homem que teve uma parcela importante de sua vida ligada à Universidade Federal de Uberlândia. Ele foi criador e primeiro diretor da Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia. Ele, aqui na universidade, atuou na área do Direito, foi vice-reitor e foi o primeiro reitor da então Universidade de Uberlândia. Foi reitor do período de 1971 a 1975.

Ele, em 26 de julho de 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia. Um grande entusiasta de nossa instituição. Portanto, fica aqui o reconhecimento da Universidade Federal de Uberlândia, da Reitoria da universidade, por essa grande contribuição da vida do professor Juarez Altafin. Fica aí, a toda a família, os nossos sentimentos, o nosso abraço, a nossa gratidão. O nosso eterno reconhecimento. Muito obrigado!", finalizou.




 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90