Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/03/2021 às 09h02min - Atualizada em 13/03/2021 às 09h02min

UFU tem inscrições abertas para curso gratuito em Higienista de Serviços de Saúde

Capacitação é voltada para mulheres imigrantes e em situação de vulnerabilidade socioeconômica

FERNANDO NATÁLIO
Ao todo, serão oferecidas 300 vagas I Foto: Arquivo Diário
Com o objetivo de promover qualificação profissional, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está com inscrições abertas, até o dia 19 de março, para o curso Higienista de Serviços de Saúde. Ofertada no âmbito do Projeto UAI: UFU Acolhe Imigrantes pela Escola Técnica de Saúde da UFU, a capacitação é gratuita, tem 300 vagas e é voltada para mulheres imigrantes de qualquer nacionalidade que residem na microrregião de Uberlândia e para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.   

Realizado em uma parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Políticas Para as Mulheres e Departamento de Políticas das Mulheres e Relações Sociais e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade (Proexc/UFU), o curso será online e vai começar no dia 31 de março. Todas as mulheres matriculadas receberão um auxílio (bolsa) de R$ 100,00 por mês para fazer a capacitação até sua conclusão.

Segundo a doutora em Saúde Pública Juliana Faquim, professora da Escola Técnica de Saúde da UFU e coordenadora do Projeto UAI: UFU Acolhe Imigrantes, o curso é de formação rápida, com quatro meses de duração e cerca de 300 horas, mas vai além da qualificação técnica. “Também é uma estratégia de combate à violência contra a mulher, de promoção de equidade, acesso à educação e inserção sócio cultural e no mercado de trabalho”, pontuou.

De acordo com a descrição do curso, além da qualificação profissional, espera-se produzir resultados relacionados à produção de conhecimento na área de história de vida, ética, relações humanas, cidadania, direitos da mulher, saúde da mulher, qualidade de vida, expressão corporal e verbal, inclusão digital, português para estrangeiros, segurança alimentar e nutricional, empreendedorismo, cooperativismo, economia solidária, direitos e deveres da trabalhadora e acesso à educação.

O curso de Higienista de Serviços de Saúde permitirá às inscritas formação para atuar em ambientes de saúde, realizando ações de limpeza e desinfecção destes espaços e aplicando as normas de biossegurança no manuseio de produtos químicos e materiais biológicos com a finalidade de evitar a disseminação de doenças infecto-contagiosas.
 
Perfil da ingressante:
 
Beneficiárias: preferencialmente mulheres imigrantes e também mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, considerando as seguintes situações:
- Escolaridade: Ensino Fundamental I (1º a 5º) completo;
- Idade Mínima: 18 anos;
- Residir preferencialmente na microrregião de Uberlândia: Araguari, Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara , Prata e Uberlândia, onde será realizado o projeto.
 
Inscrições:
http://www.editais.ufu.br/node/5099

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90