Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/03/2021 às 07h30min - Atualizada em 02/03/2021 às 07h30min

Nova remessa de vacinas deve imunizar 7.430 pessoas em Uberlândia

Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia começará a distribuir imunizantes nesta terça-feira (2)

FERNANDO NATÁLIO
1.030 doses da vacina AstraZeneca serão entregues hoje I Foto: Danilo Henriques/Secom/PMU
Mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou à Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, que abrange 18 municípios da região, na última sexta-feira (26), e começará a ser distribuída nesta terça-feira (2) às Prefeituras destas cidades. Com as doses deste lote, o município de Uberlândia poderá imunizar 7.430 pessoas, sendo 5.730 com a vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e 1.700 com o imunizante CoronaVac/Butantan. 

Segundo o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, a Regional recebeu, nesta nova remessa, 5.730 doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para serem distribuídas para o município de Uberlândia como primeira dose da imunização. Deste total, 1.030 doses serão entregues nesta terça-feira. As outras 4.700 doses desta vacina serão liberadas à Prefeitura local na quinta-feira (4).

Esta divisão foi feita porque a Superintendência está conferindo manualmente todo o estoque e este trabalho será concluído somente na quarta-feira (3). “Preferimos disponibilizar aos municípios, amanhã (na terça), tudo o que já conferirmos hoje (segunda-feira)”, explicou Marcelo José Pires Ferreira.

Ainda de acordo com o superintendente regional de saúde, completam o novo lote de vacinas que a cidade de Uberlândia receberá nesta semana 1.700 doses da vacina CoronaVac/Butantan. “São 3.400 doses. Como este total é para primeira e segunda doses, entregaremos 1.700 doses nesta terça-feira e as outras 1.700 doses ficarão sob nossa guarda, para que possamos entregá-las posteriormente, para a segunda dose”, informou Marcelo Ferreira.

A segunda dose da vacina CoronaVac deve ser aplicada duas a três semanas após a primeira dose. Já a segunda dose do imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz  pode ser aplicada até três meses depois da primeira dose. Por isso, o quantitativo total da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz enviado pelo Governo de Minas Gerais aos municípios do estado está sendo liberado para imunização imediata, enquanto metade das doses da CoronaVac/Butantan enviadas têm sido reservadas para a aplicação dentro do prazo de duas a três semanas.

Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, e em alinhamento com o Conselho Estadual de Secretaria de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), a recomendação aos municípios é que usem esta nova remessa, que começará a ser distribuída nesta terça, para vacinar todos os idosos com idade entre 85 e 89 anos, que corresponde a 154.721 pessoas em Minas. Além disso, devem ser imunizados 24% dos idosos que têm entre 80 e 84 anos, atendendo 64.195 pessoas no estado. Desta vez, também deverão ser vacinados mais 8% dos trabalhadores de Saúde, totalizando 81% desse público.
 
SUPERINTENDÊNCIA
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia recebeu 6.000 doses da vacina CoronaVac/Butantan e 9.500 do imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para distribuir para os 18 municípios de sua abrangência.  As doses da AstraZeneca devem ser distribuídas, nesta semana, em sua totalidade e as da CoronaVac devem ter metade reservadas para a aplicação da segunda dose.





 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90