Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/02/2021 às 12h25min - Atualizada em 10/02/2021 às 12h25min

Uberlândia tem 132 praças ainda sem estrutura completa

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem projetos para reestruturação em 2021, mas ainda sem recursos

FERNANDO NATÁLIO
A mais recente praça que recebeu melhorias por meio do programa “Adote uma praça” foi a Leopoldo de Melo I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Uberlândia tem, hoje, 78 praças não urbanizadas (áreas verdes, sem nenhum acabamento) e 54 semiurbanizadas (com pouca estrutura), totalizando 132 praças que ainda não oferecem condições adequadas de uso para a população. O município tem também 141 praças urbanizadas, ou seja, com estrutura completa (calçamento, iluminação).

Deste total, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Batista Ferreira Junior, a pasta tem projetos para estruturação de mais de 50 praças, mas estas obras dependem de verbas ainda não disponíveis.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, no ano passado, a secretaria construiu sete praças na cidade e a meta para 2021 é superar esta marca. “Pretendemos fazer mais de sete praças neste ano. Estamos trabalhando para isso”, disse.
 
ADOTE UMA PRAÇA
Uberlândia tem, atualmente, 22 praças e 12 canteiros centrais que integram o programa “Adote uma praça”. O programa é regulamentado pela Lei Municipal nº 13.392/2020 e visa a conservação e manutenção destes espaços por parte da população. Quem faz a adoção pode dar publicidade a ela através da instalação de placa no local.

A mais recente praça que recebeu melhorias por meio do programa, em parceria com a Prefeitura, foi a Leopoldo de Melo, entre a rua Aderbal Viana com alameda Otoni Fleuri, no bairro Jardim das Acácias. As obras foram entregues à população na última sexta-feira (5). A praça recebeu concretagem, calçadas e caminhos internos para caminhada, bancos, dois pergolados, ampliação da academia e melhorias no playground.

“Geralmente, a melhoria e/ou a manutenção é feita por pessoas do bairro no qual a praça, o canteiro ou a área verde está situado. Tem dado bons resultados e pretendemos ampliar este número”, informa João Junior.

Nesse modelo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, firma um convênio com o parceiro definindo as responsabilidades das partes. Pode realizar a adoção qualquer pessoa, física ou jurídica, desde que esteja em ordem com sua documentação e obrigações com o poder público.
 
ACADEMIAS AO AR LIVRE
Atualmente, Uberlândia tem 56 praças, nas zonas urbana e rural, com academias ao ar livre. No ano passado, foram instaladas 14 estruturas desse tipo. No fim do ano passado, o município instalou academias ao ar livre em praças situadas na Rua Mônaco (Laranjeiras) e Avenida Ivaldete Cordeiro Pacheco (Taiaman).

Durante a pandemia, as praças Bandeirantes, situada na Avenida Sideral (Jardim Ipanema), e Urias Batista dos Santos, na Avenida Pará (Umuarama), também receberam os equipamentos. “Temos planos para colocar mais academias ao ar livre, mas dependemos de recursos, que ainda não estão disponíveis”, explicou o secretário João Junior.




 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90