Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/02/2021 às 10h48min - Atualizada em 05/02/2021 às 10h48min

Segunda dose da vacina contra Covid-19 já é aplicada em Uberlândia

Estão sendo vacinados profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, idosos acamados e idosos e profissionais em Instituições de Longa Permanência

DA REDAÇÃO
Vacinação é realizada em estrutura montada no UTC | Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia já está aplicando, desde quarta-feira (3), a segunda dose da vacina contra Covid-19 em profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, idosos e profissionais das Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e idosos acamados. Todas as pessoas que já receberam a primeira dose serão contempladas em um intervalo de 15 dias entre as aplicações, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde. Por enquanto, essa segunda dose envolve apenas a vacina CoronaVac.

A exemplo da primeira etapa, a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde ocorre em estrutura montada no UTC (Uberlândia Tênis Clube), além do Hospital santa Catarina (anexo do Hospital Municipal) e no Centro de Internação Municipal. Instituições de Longa Permanência (ILPI) também já começaram a ser visitadas. 

A pediatra plantonista Juliana Freitas atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e voltou ao UTC, nesta quinta-feira (4), para receber a segunda dose. “Estou muito agradecida pelo privilégio de receber a vacina e continuar cuidando dos pacientes com segurança para nós e família”, disse.

Entre os primeiros da fila, também estava a enfermeira Marceli Fernandes de Oliveira. Atuante no enfrentamento da doença desde a inauguração do anexo do Hospital Municipal, ela foi a primeira pessoa do município a ser vacinada, no dia 19 de janeiro.
“Eu estava ansiosa pela segunda dose, pois fui a primeira e é muito importante completar o ciclo para ficarmos imunizados de verdade. A sensação é de satisfação e estou ansiosa com a vacinação do restante do pessoal”, afirmou.

CADASTRO PARA A VACINA
Até quarta-feira (4), já haviam sido aplicadas mais de 9 mil doses em Uberlândia. O cadastramento prévio para imunização continua disponível no Portal da Prefeitura. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”.

A vacinação será realizada de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade. Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde.

A Prefeitura alerta para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina, documento pessoal e comprovante de atuação ativa na rede de saúde.



VEJA TAMBÉM:

Força-tarefa intensificará fiscalização do comércio a partir desta sexta (5)


Setor produtivo critica restrições ao comércio anunciadas pelo Comitê em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90