31/01/2021 às 08h00min - Atualizada em 31/01/2021 às 08h00min

Previsão aponta temperaturas altas e chuvas abaixo da média em fevereiro

Massa de ar quente está instalada na região de Uberlândia; mês de janeiro também registrou precipitações abaixo da média e calor excessivo

BRUNA MERLIN

A previsão do tempo aponta que o mês de fevereiro será marcado por altas temperaturas e chuvas abaixo de média de 201 milímetros em Uberlândia. Segundo o geógrafo, William César Borges, uma massa de ar quente está predominando na região e ela deve continuar ao longo dos primeiros dias do novo mês.

“Essa massa de ar quente está impedindo que sistemas frontais e a corrente de umidade chegue na cidade. Esse calor excessivo dos últimos dias é causado por ela e a previsão aponta que os próximos dias devem continuar assim”, explicou.

Ainda de acordo com o especialista, as altas temperaturas também são típicas do verão. As fortes tempestades também acompanham esse período, porém, a previsão aponta que o mês de fevereiro terá precipitações abaixo da média.

“Tudo indica que o mês não irá chegar ou superar a média registrada nos outros anos. Mas, isso é um fenômeno comum. Não é todos os anos em que temos chuvas significativas”, ressaltou.

Ainda segundo o geógrafo, nos primeiros dias do mês podem ocorrer chuvas isoladas, mas que não são suficientes para afastar o calor. As precipitações mais significativas podem ocorrer no fim da primeira semana, entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
 
Veja abaixo como fica as temperaturas nos primeiros dias do mês:
 
Segunda-feira (1º): mínima de 20ºC e máxima de 31ºC
Terça-feira (2): mínima de 20ºC e máxima de 30ºC
Quarta-feira (3): mínima de 21ºC e máxima de 28ºC
Quinta-feira (4): mínima de 21ºC e máxima de 28ºC
 
JANEIRO
O mês de janeiro também registrou chuvas abaixo da média que é de 286 milímetros. Nas duas últimas semanas, a população de Uberlândia também notou um aumento nas temperaturas que provocaram um calor excessivo.

“Na primeira quinzena de janeiro tivemos precipitações significativas. Mas, de lá pra cá tivemos essa diminuição que foi causada por essa massa de ar quente que está predominando na região”, complementou William Borges.

Confira abaixo quanto choveu em cada uma das estações da cidade durante o mês de janeiro:
 

  • Estação Centro: 109,6 mm, 61% abaixo da média climatológica

  • Estação São Jorge: 195,4 mm, 31% abaixo da média climatológica

  • Estação Jardim Patrícia: 116,2 mm, 59% abaixo da média climatológica

  • Estação Distrito Industrial: 153 mm, 46% abaixo da média climatológica

  • Estação Inmet Campus Santa Mônica: 132,6 mm, 53% abaixo da média climatológica

 

 

VEJA TAMBÉM:

Uberlândia receberá 8.158 doses em 2º lote de vacinas

Motoristas reclamam de más condições da MGC-497


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »