Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/01/2021 às 16h50min - Atualizada em 19/01/2021 às 19h05min

Enfermeira de 55 anos é a primeira vacinada de Uberlândia

Marceli Fernandes de Oliveira trabalha no Hospital Santa Catarina

FERNANDO NATÁLIO
Marceli Fernandes de Oliveira recebeu primeira dose do imunizante | Foto: Divulgação

Começou nesta terça-feira (19) a vacinação contra o coronavírus em Uberlândia. A enfermeira Marceli Fernandes de Oliveira, de 55 anos, foi a primeira a ser imunizada na cidade. A profissional, que tem 15 anos de carreira, trabalha na Unidade Semi Intensiva do Hospital Canta Catarina, Anexo do Hospital Municipal que está destinado às internações de pacientes com Covid-19.
 
A enfermeira foi vacinada no fim da tarde, no Uberlândia Tênis Clube (UTC), onde estão sendo aplicadas estas primeiras doses. Ainda nessa terça-feira, estavam previstos para serem imunizados 360 trabalhadores da saúde de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Pronto-Atendimentos.
 
“Após o dia da minha formatura, hoje foi a data mais importante de minha vida. Estou lisonjeada por representar os profissionais da saúde e muito feliz por estar participando deste momento que representa o início de tudo. Essa vacinação vai nos ajudar nos hospitais, vai reduzir o número de casos e de mortes por Covid. Fica o sentimento de esperança, de um futuro melhor”, disse Marceli Fernandes, após ser imunizada.
 
A imunização da enfermeira ocorreu após Uberlândia receber, na manhã de terça, as primeiras doses da vacina contra o coronavírus, enviadas pelo Estado de Minas Gerais à Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia - que engloba 18 municípios.
 
No total, 13.802 doses ficaram na cidade e outras 6.739 foram distribuídas para os outros 17 municípios, totalizando as 20.541 destinadas nesse primeiro momento à Regional de Saúde, conforme apurado pela reportagem do Diário. A entrega simbólica dos imunizantes aos municípios foi realizada na Regional Uberlândia no início da tarde dessa terça-feira.
 
A primeira remessa recebida em Uberlândia permitirá a vacinação de 6.901 pessoas na cidade, com a primeira dose e a segunda, prevista para daqui três semanas. Todo o lote é composto pela vacina CoronaVac. Segundo o superintendente da Regional de Saúde, Marcelo José Pires Ferreira, existe uma previsão, extraoficial, de recebimento de uma segunda remessa para a próxima semana. Ele disse que esse segundo lote será destinado para novo público a ser vacinado.
 
CRONOGRAMA
 
O Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Uberlândia segue os moldes do cronograma de imunização do Ministério da Saúde, que prevê os trabalhadores da saúde, idosos com 75 anos ou mais, idosos com mais de 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPI) - asilos e instituições psiquiátricas - e acamados, como os primeiros a serem imunizados contra a Covid-19.
 
Como a quantidade de doses recebidas nessas primeiras remessas é insuficiente para todo esse público, em Uberlândia, segundo o secretário Municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, estão recebendo, desde terça-feira (19), as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, os profissionais da saúde de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Pronto-Atendimento e os idosos acamados em residências e os que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPI) – asilos e instituições psiquiátricas.
 
Segundo informou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, durante a abertura da vacinação na cidade, com essa primeira remessa de imunizantes, serão imunizados 1.193 médicos de UTI, 2.087 enfermeiros de pronto-atendimento, 2.544 idosos acamados em residência e 1.000 idosos e profissionais da saúde em ILPIs.
 
“Esse é um dia histórico para todos nós. Estamos começando a proteção da nossa população. Nossa vontade era ter mais vacinas hoje. Infelizmente, não foi possível. Mas esperamos mais doses e que elas possam chegar à Uberlândia em maior volume nas próximas remessas”, afirmou o prefeito.
 
SERINGAS E AGULHAS
 
Durante a entrega simbólica das vacinas contra a Covid-19 em Uberlândia, o superintendente da Regional de Saúde, Marcelo José Pires Ferreira, informou que o Estado de Minas Gerais enviou, na segunda-feira (18), mais 195 mil seringas agulhadas ao município de Uberlândia.
 
Com esse lote, a cidade tem, agora, 295 mil seringas e agulhas. No dia 15, o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, informou que o município de Uberlândia já tinha 100 mil seringas e agulhas estocadas.
 
CADASTRAMENTO
 
O cadastramento online no site da Prefeitura para agendamento da vacinação contra o coronavírus em Uberlândia continua sendo feito. Neste primeiro momento, o cadastro está restrito aos trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 60 anos, que integram o grupo prioritário da imunização.
 
As pessoas já cadastradas estão sendo comunicadas pela Prefeitura - por meio de uma mensagem de texto (SMS) que é enviada para o celular cadastrado - sobre a data, horário e local da vacinação.
 
No cadastro, é necessário preencher os dados pessoais, endereço e telefone, pois a partir destas informações é que estas pessoas serão avisadas sobre a marcação da imunização. O último levantamento mostrava que 45.597 pessoas já tinham feito o cadastramento – 13.942 trabalhadores da saúde e 31.655 idosos.

* Matéria atualizada às 19h05.


VEJA TAMBÉM:

1º lote vacinará 6.901 pessoas em Uberlândia


Uberlândia recebe primeiras doses da vacina


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90