Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/01/2021 às 16h07min - Atualizada em 18/01/2021 às 16h07min

Centro de Internação Pediátrico é inaugurado em Uberlândia

Município utilizará estrutura no bairro Pacaembu como local de internação infantil; serão abertos 30 leitos para atender crianças de até 12 anos

DA REDAÇÃO
Unidade foi reformada e adequada para o atendimento ao público infantil | Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia inaugurou nesta segunda-feira (18), o Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos. A nova estrutura da rede municipal de saúde será destinada à internação dos casos leves a moderados de crianças de até 12 anos.

A unidade funcionará no prédio inicialmente destinado ao funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pacaembu (Norte), mas que apresentava inconformidades estruturais para essa finalidade. O equipamento hospitalar foi, então, reformado e adequado para o atendimento ao público infantil.

Com o início das atividades da nova unidade, a comunidade terá à disposição 30 leitos de enfermaria - sendo dois de isolamento - para receber crianças de até 12 anos classificadas com casos leves a moderados. Situações de alta complexidade continuarão sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Além disso, haverá uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos.

A utilização do local foi possível mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em acordo com os Ministérios Público Estadual e Federal, após o contrato de prestação de serviço entre o município e a Clínica Infantil Dom Bosco ter sido descontinuado a pedido da própria instituição. A unidade será administrada pela organização social Missão Sal da Terra, que também foi responsável pela reforma e adequações do local.

“Como a unidade Centro do Hospital Municipal e o Centro de Internação Missão Sal da Terra ainda estão destinados ao tratamento da Covid-19, uma das propostas que tivemos para acolher o público infantil foi corrigir uma série de inconformidades estruturais desse prédio para provermos um atendimento de referência às nossas crianças”, detalhou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, durante a inauguração do Centro de Internação Pediátrico.  
         
Dentre as adequações feitas, estão intervenções na parte elétrica, hidráulica, impermeabilização das paredes que são de drywall (placa de gesso).

A escolha do nome para o Centro de Internação Pediátrico é uma homenagem ao médico e pediatria Dr. Helder Castro de Bastos, que foi um dos fundadores da associação beneficente Missão Sal da Terra e também professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).



VEJA TAMBÉM:

Cadastramento para a vacinação já pode ser feito em Uberlândia


Mesmo com suspensão do DPVAT, motoristas devem quitar outros impostos para ter direito ao benefício

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90