Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/01/2021 às 08h00min - Atualizada em 17/01/2021 às 08h00min

Pesquisa da UFU pretende detectar substância tóxica no leite

Projeto apresentado por Marina di Oliveira ficou em primeiro lugar em prêmio que concede bolsa para Iniciação Científica

DA REDAÇÃO
Uma pesquisa elaborada por uma aluna do curso de química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ficou classificada em primeiro lugar no prêmio do fundo de pesquisa Milkfund, com colaboração do Instituto Sua Ciência. O projeto apresentado por Marina di Oliveira propõe um método eficiente e acessível de detecção de possíveis adulterantes do leite.

Na pesquisa, a aluna apresentou a melamina, que é uma substância artificial altamente tóxica ao organismo humano. A principal intenção é desenvolver uma forma de identificar se a quantidade de melamina presente no leite está dentro dos limites permitidos pela legislação.

O projeto propõe a fabricação de dispositivos eletroquímicos, obtidos através da impressão 3D, que, ao entrar em contato com o leite, consigam detectar a presença do adulterante.

Com a classificação, Marina conseguiu uma bolsa para Iniciação Científica de R$ 400, com duração de 12 meses. Sob orientação do professor Rodrigo Muñoz, do Instituto de Química da UFU, a universitária acredita que o prêmio foi um caminho para iniciar seu papel no meio científico: “A bolsa despertou meu interesse por representar uma oportunidade de contribuir com a aplicação da ciência no cotidiano”, ressaltou.



VEJA TAMBÉM:

Vacinação para grupos prioritários terá cadastramento a partir de segunda-feira (18)



 

 
 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90