Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/01/2021 às 08h38min - Atualizada em 11/01/2021 às 12h44min

Funcionários da Autotrans paralisam atividades por falta de salários em Uberlândia

Empresa atende linhas da zona sul, que estão sem operação desde a madrugada desta segunda-feira (11)

BRUNA MERLIN

Funcionários da empresa Autotrans, que atende as linhas do transporte público da zona sul de Uberlândia, paralisaram as atividades na madrugada desta segunda-feira (11). A falta do pagamento de salários é o motivo da manifestação.

Segundo o presidente do Sindicados dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sinttrurb), Marcio Dulio, a paralisação começou às 4h. O objetivo é que ela seja finalizada quando a empresa pagar os salários referentes ao mês de janeiro.

“O pagamento deveria ser feito no 5º dia útil do mês e até o momento nada. Os funcionários das outras empresas receberam. Nossa intenção é paralisar as linhas que a Autotrans atende até que ele seja feito”, explicou.

O Diário de Uberlândia entrou em contato com assessoria de imprensa da Autotrans que, por meio de nota, informou que lamenta o ocorrido e informou que os colaboradores foram notificados na última sexta-feira (8) sobre o imprevisto com o pagamento.

O presidente do Sinttrurb confirmou à produção do Diário que a Autotrans realizou o pagamento aos funcionários por volta das 13h desta segunda. Desta forma, a operação da empresa voltou ao normal. Entretanto, o ticket alimentação, uma das reivindicações dos trabalhadores, ainda precisa ser creditado.


"O comunicado reforça o compromisso e a transparência da empresa com seus colaboradores e com a população uberlandense. Diferentemente do Sindicato, que optou por uma  conduta desarazoada e desproporcional, em total desrespeito à população de Uberlândia e inobservância à Lei de Greve que exige comunicação prévia de 72 horas, nos serviços essenciais, e garantia de frota mínima. A empresa ainda afirma que serão tomadas as providências cabíveis quanto ao não cumprimento da Lei", constou a nota.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran) informou que foi surpreendida pela paralisação parcial dos serviços da Autotrans e que não foi informada previamente sobre a situação. Disse ainda que já está em contato com a empresa para que o atendimento seja normalizado imediatamente. A Secretaria também está tomando as medidas administrativas cabíveis e previstas no contrato de concessão dos serviços. 


*Matéria atualizada às 17h15 para acréscimo de informações.

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90