Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/01/2021 às 11h55min - Atualizada em 06/01/2021 às 11h55min

Governo nomeia Valder Steffen como reitor da UFU para 2ª gestão

Valder foi reconduzido ao cargo junto ao vice-reitor Carlos Henrique Martins; eles venceram a consulta eleitoral realizada em 2020

DA REDAÇÃO
Valder, junto ao vice-reitor Carlos Henrique Martins da Silva, que encabeçaram a chapa UFU para Todos e Todas, venceram a consulta eleitoral | Foto: Divulgação
O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, foi reconduzido ao cargo após decreto do Governo Federal publicado nesta quarta-feira (6). Ele seguirá à frente da instituição durante a gestão 2020/2024.
 
Valder, junto ao vice-reitor Carlos Henrique Martins da Silva, que encabeçaram a chapa UFU para Todos e Todas, venceram a consulta eleitoral realizada em setembro do ano passado. O atual reitor da UFU obteve 68,81% dos votos. 
 
A reunião remota do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) para formar a lista de indicados ao Ministério da Educação (MEC) para os cargos de reitor e vice-reitor ocorreu em outubro. Na votação uninominal, Valder obteve 123 votos e Carlos Henrique, 119 votos. Atualmente, o conselho possui 168 membros com direito a voto.
 
CURRÍCULO
Valder Steffen tem 44 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou mestrado e doutorado (1979) na Université de Franche Comté, na França, e defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade.
 
Ocupou diversos cargos administrativos na UFU. Foi chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.
 
Serviu também ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação como membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, representante da área de Engenharia III na Capes, membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig e membro do Conselho Curador da Fapemig.
 
Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em mecânica dos sólidos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: otimização de sistemas mecânicos, dinâmica de rotores, materiais inteligentes e problemas inversos em dinâmica. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2006 a 2009. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 na categoria Ciência.
 
É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013. Atualmente, é professor titular da UFU e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1ª e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90