Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/12/2020 às 11h53min - Atualizada em 21/12/2020 às 11h53min

Semana do Natal será de chuvas intensas em Uberlândia, aponta Inmet

Região do Triângulo Mineiro está sob alerta; até domingo choveu 452 mm na cidade

SÍLVIO AZEVEDO
Inmet emitiu alerta de potencial perigo de chuvas intensas para a região | Foto: Diário de Uberlândia
Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até domingo (20), já havia chovido 452 milímetros durante todo o mês de dezembro em Uberlândia. A previsão aponta que a semana do Natal também será com chuvas intensas. 
 
O climatologista do Inmet, Cléber Souza, informou que uma frente fria está, no momento, no litoral do sudeste e a tendência é que avance para o estado de Minas Gerais.  
 
“A tendência é que, a partir de hoje, já existam as condições de ter pancadas de chuvas fortes no Triângulo Mineiro. Esse sistema deve provocar chuvas significativas e fortes entre terça e quinta-feira (24), quando começa a perder intensidade. Mas nesse período deve ficar nublado e com chuvas a qualquer momento do dia”, comentou. 
 
A temperatura média deve ficar entre e 20°C e 30°C durante a semana, mas na quinta-feira a variação deve ser entre 20°C e 29°C, de mínima e máxima, respectivamente.
 
ALERTA
Em razão das condições do tempo, o Inmet divulgou alerta de perigo potencial de chuvas intensas para a região. Segundo o instituto, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia nos próximos dias. As chuvas serão acompanhadas de rajadas fortes de vento, que podem variar de 40kh/h a 60 km/h, porém com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
 
“Essa frente fria está começando a avançar ao Triângulo Mineiro e a junção do calor, a alta umidade e a aproximação desse sistema vão favorecer para que esses temporais aconteçam nesses dias. Essa época do ano, devido ao aquecimento, que é mais intenso, as chuvas ocorrem a partir da tarde e podem se prolongar durante a noite e madrugada”, explicou Cléber. 
 
Terça-feira (22)
Nublado com pancadas de chuva isoladas
Temperatura Mínima: 21°C
Temperatura Máxima: 28°C
 
Quarta-feira (23)
Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Temperatura Mínima: 21°C
Temperatura Máxima: 30°C
 
Quinta-feira (24)
Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Temperatura Mínima: 20°C
Temperatura Máxima: 29°C
 
Sexta-feira (25)
Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Temperatura Mínima: 20°C
Temperatura Máxima: 27°C
 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90