19/12/2020 às 08h00min - Atualizada em 19/12/2020 às 08h00min

Estudantes deverão levar álcool em gel e máscaras reservas para o vestibular da UFU

Provas acontecem sábado (19) e domingo (20); confira o que é permitido levar para o certame

DA REDAÇÃO

Neste sábado (19) e domingo (20), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deve receber mais de 25 mil pessoas para a prova do vestibular. O certame, originalmente agendado para ocorrer em duas fases, nos meses de abril e junho, precisou ser remarcado em decorrência da pandemia do novo coronavírus, e agora será em fase única, cumprindo uma série de recomendações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

O que levar para o vestibular?
Os vestibulandos deverão comparecer aos locais de provas usando máscara cobrindo boca e nariz e portando máscaras reservas, para possibilitar a troca de máscara a cada duas horas. As máscaras poderão ser descartáveis, de tecido ou qualquer outro material, desde que não tenham partes de metal. Além das máscaras de proteção, que deverão ser armazenadas em saco plástico transparente trazido pelos candidatos, eles deverão levar nos dois dias do processo seletivo:
 
• Via original de documento oficial de identificação com foto;

• Ficha do Candidato;
• Caneta esferográfica (tinta azul, com corpo transparente). Somente poderá ser utilizada caneta com estas características;
• Garrafa de água transparente e sem rótulo. O aluno que desejar poderá levar alimentos como barra de cereal, chocolate, bala e biscoito, acondicionados em embalagem transparente e sem rótulos. É importante ressaltar que, por medida de segurança, não haverá disponibilização de bebedouros nos locais de prova.

Durante a realização das provas, sob pena de ser retirado do local e ter a sua prova anulada, será proibido ao candidato utilizar:
 

• Telefones celulares, relógios, bipes, pagers, agendas eletrônicas ou similares, smartphones, tablets, ipod®, gravadores, pen-drives, aparelhos de mp3 ou similares, fone de ouvido, headphone ou similares, aparelhos eletrônicos ou similares;
• Calculadora, lápis, borracha, régua, estiletes, corretores líquidos, impressos (de quaisquer tipos), anotações ou similares;
• Óculos escuros, bolsas, bonés, chapéus, bottons, broches, pulseiras, brincos;
• Cabelos longos soltos;
• Armas de qualquer espécie.
• No caso da utilização de piercings que não puderem ser removidos, o candidato poderá realizar a prova normalmente, após a verificação pelo fiscal. Ressalta-se que a UFU disponibilizará embalagem para que o vestibulando guarde seus aparelhos eletrônicos; contudo, o candidato que deixar aparelhos eletrônicos emitirem qualquer tipo de som durante a prova será eliminado.

Medidas de segurança
Além das orientações apresentadas acima, como o uso obrigatório da máscara no local da aplicação da prova, o candidato, caso queira, poderá utilizar também protetor facial transparente – viseira – e vestimentas descartáveis como macacão impermeável, luvas de coloração leitosa ou semitransparente, óculos de proteção transparentes e toalhas de papel para higienização das mãos e objetos. Para intensificar a proteção, o candidato deverá levar seu próprio recipiente de álcool em gel, também transparente.
 
Todos os locais de prova como piso, mesas, maçanetas e cadeiras passarão por duas etapas de limpeza:

1) limpeza geral realizada com sabão, água e escovação;
2) desinfecção com hipoclorito de sódio, álcool 70% – para  superfícies que podem ser prejudicadas pelo hipoclorito – e desinfecção dos locais imediatamente antes do início da prova.
 
Quanto aos cuidados adotados no local de prova, serão tomadas as seguintes medidas:
 

• Portas e janelas permanecerão abertas durante a aplicação de provas;
• O lixo será retirado pelo menos duas vezes durante a realização das provas e acondicionado em recipientes e local apropriado;
• Pisos, pias, sanitários e maçanetas serão limpos com material apropriado antes da abertura dos portões e após a finalização de cada dia de trabalho;
• Lâmpadas permanecerão acesas para evitar o toque nos acendedores;
• O uso dos banheiros não excederá a um 1/3 da capacidade do local, sempre utilizados em cabines alternadas;
• Os candidatos farão higienização das mãos antes de ir ao banheiro e ao voltar para a sala, com uso de álcool 70%;
• O lixo será retirado a cada 30 minutos ou sempre que necessário, evitando lixeiras cheias;
• Cartazes informativos deverão ser fixados na entrada e interior dos banheiros lembrando as normas de higiene;
• O distanciamento mínimo entre carteiras/cadeiras dentro das salas será propiciado por meio do distanciamento lateral: diagonal; carteira sim/carteira não; distanciamento aproximado de 2m para os candidatos.



VEJA TAMBÉM:

Homem que matou garota de programa é condenado a 12 anos de prisão
 

Criança acusa treinador adversário de racismo durante jogo de futebol
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »